Prefeitura entrega reforma e ampliação do CMEI Victor de Almeida Barbosa

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro, a reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Victor de Almeida Barbosa.
A cerimônia de entrega foi realizada pela manhã, com a presença do prefeito Maurício Rivabem, da secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco, do diretor-geral da secretaria municipal de Educação, Bruno César, da diretora do CMEI Beatriz Kinap Schenfert, diretoras, professoras, pedagogas e assistentes, além dos pais das crianças atendidas no CMEI.
A obra no CMEI, localizado na região central do município, começou em janeiro de 2022. Foram executados projeto de acessibilidade, troca do telhado, ampliação do refeitório, da sala da direção, da secretaria, reforma nos banheiros das crianças e dos funcionários e na biblioteca. O valor investido na obra foi de R$ 667.010,02 provenientes de recursos municipais.
“Esta obra trouxe mais segurança para as crianças e professoras. Mais do que a estrutura física que foi entregue hoje, somos um grupo de pessoas que trabalha arduamente para oferecer cuidado e educação de qualidade às nossas crianças. O espaço lúdico e seguro é fundamental para atendê-las”, disse a diretora do CMEI, Beatriz Kinap Schenfer.
O CMEI vai atender em 2023 seis turmas: Infantil 1 – etapa 1 (15 vagas), Infantil 1 – etapa 2 (25 vagas), Infantil 2 (50 vagas), Infantil 3 (50 vagas).
“O CMEI é um local de acolhimento e de aprendizagem. Junto com a família, somos responsáveis por melhorar a Educação na nossa cidade”, disse a secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco.
História – A instituição foi na década de 1970 um posto de puericultura da Legião Brasileira de Assistência (LBA), do Governo Federal. Começou a funcionar como creche em 1980 e em 1992 passou a ser administrado pela Prefeitura e a se chamar Centro Social Victor de Almeida Barbosa. Recebeu este nome em homenagem ao Sr. Victor de Almeida Barbosa, pai da voluntária da instituição, Dona Elvidia Barbosa Pianaro. Atendendo às novas diretrizes do Ministério da Educação, o local passou a se chamar Centro Municipal de Educação Infantil Victor de Almeida Barbosa em 2003.
Vagas – O prefeito Maurício Rivabem lembrou que enquanto muitas cidades têm déficit na oferta de vagas em CMEIs, Campo Largo consegue suprir e atender às necessidades da população. Ainda em fevereiro deste ano, a SME abriu novo cadastro para vagas remanescentes – foram ofertadas mais de 300 vagas. O resultado do cadastro já foi divulgado e os pais ou responsáveis devem ligar para o CMEI para agendar a matrícula.