Grande Curitiba

Estamos formando curitibinhas com uma visão sustentável de mundo, diz Greca

17 de março de 2023 às 10:22
(Foto: Ricardo Marajó/ SMCS)

COM ASSESSORIAS – A tarde desta quinta-feira (16/3) foi marcada por uma comemoração de aniversário digna da capital ecológica. O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e os curitibinhas da Escola Municipal Professor Brandão celebraram os 330 anos de Curitiba no Passeio Público com o plantio da árvore de número 330 mil do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba.

O dia também teve distribuição de mudas gratuitas e palestra sobre as mudanças climáticas com o climatologista Paulo Nobre.

“Estamos semeando o futuro e formando curitibinhas com uma visão sustentável de mundo”, comentou Greca. Os estudantes ajudaram a cobrir de terra o berço onde foi plantada a araucária.

Os plantios de árvores e o investimento em infraestrutura verde, lembrou a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, estão entre as ações do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima).

“Com este tipo de iniciativa, a cidade melhora a permeabilidade e as condições de drenagem, promove o sombreamento e refrescamento natural, entre outros benefícios para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, explicou.

Engajamento e sucesso

O Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba foi lançado na primavera de 2019 pelo prefeito Greca e deveria ter durado um ano. Com o engajamento da população, porém, a ação tornou-se cíclica e, assim, a cidade chegou à muda de número 330 mil do programa. Plantios comunitários, de empresas e entidades, além da entrega de mudas gratuitas nas regionais da cidade, mensalmente, contribuíram para o resultado.

Acompanharam as atividades, o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine, o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff; o diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani.

Compareceram também o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinelo; e os vereadores Mauro Bobato e Bruno Pessutti. Além dos integrantes da Família Folhas.

Respeito ao cidadão

Para o climatologista Paulo Nobre, a comemoração foi mais uma demonstração do respeito que Curitiba tem com seus cidadãos.

“A cidade tem ações históricas, muito antes de se falar em mudanças climáticas, apenas em respeito ao cidadão, para melhorar a sua qualidade de vida. E tudo isso se traduz em resiliência frente às mudanças climáticas e as suas consequências”, disse Paulo Nobre. “É uma felicidade estar aqui”, completou.

O climatologista veio à cidade acompanhado de seu irmão, Wilson Nobre. Os dois participaram do plantio da araucária após a palestra com o tema Curitiba e a Mudança Climática: Uma Janela de Oportunidades para o Presente e o Futuro. A programação foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Curitiba para as escolas municipais.

Bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Paulo Nobre é mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), doutor em Meteorologia pela Universidade de Maryland, EUA, pós-doutor pela Universidade de Columbia, EUA. Atualmente trabalha como pesquisador titular do Inpe.