Grande Curitiba

Tecnologia biológica ajuda agricultores a proteger o solo e a obter melhor produtividade

22 de junho de 2021 às 11:21

Tecnologia biológica ajuda agricultores a proteger o solo e a obter melhor produtividade

A produção de alimentos de qualidade exige solo rico e fértil. Terra sem os nutrientes necessários compromete as raízes das plantas, o que prejudica o seu desenvolvimento, impactando o ciclo das mais diferentes culturas. “É importante que o solo seja um aliado da planta e que a planta esteja capacitada a obter água e nutrientes. Desta maneira, o produtor alcança melhor resposta produtiva e resultado final superior da colheita”, explica Sérgio Kenji Homma, Gerente de Pesquisa e Suporte Técnico da Korin Agricultura e Meio Ambiente.

Para manter o solo fértil e vivo, os agricultores podem contar com algumas tecnologia já disponíveis que os auxiliam a aproveitar o máximo potencial desse importante recurso agrícola. Uma dessas tecnologias são os compostos bioativos, que proporcionam o máximo de aproveitamento da matéria orgânica presente na terra de cultivo. Para o especialista da Korin Agricultura, esse processo é fundamental para a saúde das raízes e o aumento da eficiência das plantas. “Os compostos bioativos aumentam a absorção de nutrientes e isso torna as plantas mais resistentes a pragas, mudanças climáticas e doenças”.

Os compostos bioativos estão presentes nos insumos da Korin Agricultura e Meio Ambiente, empresa pioneira em agricultura natural. A tecnologia FertPremium, foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), referência em manejo de solo e de plantas, ajuda a planta a atingir todo o seu potencial, melhorando a qualidade do solo.

“Os agricultores precisam ter à disposição os melhores insumos para obter a melhor produtividade, mas é importante também que ele tenha conhecimento e suporte técnico sobre os nutrientes que está utilizando em suas lavouras”, enfatiza Sérgio Homma.

FertPremium é indicado para diversas culturas, como milho, arroz, soja, café, feijão, hortaliças e frutas. “Além de proporcionar ganhos para o solo, o produto é de fácil aplicação, o que otimiza o tempo dos agricultores”, reforça o Gerente de Pesquisa e Suporte Técnico da Korin Agricultura e Meio Ambiente.

Ele reforça que a empresa também oferece assistência técnica aos agricultores, com monitoria das repostas de produção por meio de um mapa de registros de produtividade da propriedade. “Assim é possível criar indicadores de produção e conhecer como os insumos naturais respondem melhor”, explica Sérgio Homma.