Grande Curitiba

Agropecuária brasileira tem crescimento expressivo no ano de 2020

5 de outubro de 2021 às 18:29

COM ASSESSORIAS – Conforme noticiado pelo portal da Agência IBGE Notícias, mesmo com a pandemia o Brasil avançou, graças principalmente ao setor agropecuário. No ano de 2020 a produção de leite de vaca cresceu, chegando à marca recorde de 35,4 bilhões de litros, aumento de 1,5% em relação ao ano anterior. O valor de produção do leite atingiu R$ 56,2 bilhões. A criação de bovinos teve aumento de mesma porcentagem, isto é, 1,5%, para alguns pode parecer pouco, mas quando se fala em milhões é uma porcentagem expressiva.

O IBGE criou um ranking de efetivo de animais da pecuária e algumas cidades paranaenses aparecem na lista. Cascavel tem um efetivo de 17 milhões de galináceos aparecendo em segundo lugar no ranking nacional e Cianorte aparece em 5º lugar nessa mesma lista, com 12 milhões de galináceos.

Já o município de Toledo-PR, figura como o município com maior criação de suínos do Brasil, com mais de um milhão de animais, o município de Marechal Cândido Rondon-PR, aparece em 4º lugar nessa lista com quase 500 mil suínos.

A Deputada Federal Aline Sleutjes, primeira mulher a presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), natural da cidade de Castro-PR, familiarizada com a agricultura, filha, neta, sobrinha e irmã de produtores rurais, analisou os números apresentados pelo IBGE e ficou orgulhosa ao ver a cidade de Castro, sua cidade natal na primeira posição entre as cidades brasileiras em produção de leite, com mais de 350 milhões litros de leite no ano de 2020 e em segundo lugar outra cidade paranaense, a vizinha Carambeí no Paraná com cerca de 225 milhões litros, totalizando mais de meio bilhão de litros em apenas duas cidades do Paraná.

A cidade de Castro-PR receberá em breve a “Caravana do Leite”, formada por vários parlamentares, Embrapa, Abraleite, produtores e outras instituições, criada por iniciativa da Presidente da CAPADR, deputada Federal Aline Sleutjes. A Caravana já visitou fazendas produtoras de leite nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, com o objetivo de absorver o máximo de conhecimento e exemplos, verificando as diferentes formas de manejo, pasto, criação nos bezerreiros, redução de emissão carbono, leite orgânico. Após o término da Caravana a parlamentar apresentará um PL sobre políticas públicas para o setor leiteiro, com a finalidade de construir boas práticas, incentivar os produtores, maximizar os esforços, reduzir o custo de produção, visando o crescimento e fortalecimento do setor.

“É muito importante que possamos difundir as experiências e bons exemplos aos produtores, ajudando a melhorar a qualidade e a produção de leite em nosso país” comentou Aline Sleutjes, sobre a Caravana do Leite.

O Agro brasileiro mostrou crescimento em meio a tantos setores que tiveram abalo por conta da pandemia, o motivo é que esse setor não parou, manteve-se firme, superou os desafios e demonstrou a força que tem. “o nosso Agro é muito importante para a economia e segurança alimentar do Brasil e do mundo. Nós alimentamos hoje 160 países, se parássemos, seria um caos generalizado. O Brasil é o celeiro do mundo, grandioso, forte e sustentável. Muito orgulhosa em estar presidindo neste ano a Comissão de Agricultura” afirmou Sleutjes.