Grande Curitiba

11ª unidade educacional concluída durante a pandemia: Escola Professor Ambrósio Iantas

O antigo prédio onde funcionava a escola Ambrósio era uma estrutura de madeira. Um novo espaço, amplo e mais adequado, era um desejo antigo da comunidade local
30 de março de 2021 às 17:03
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (29/03) a Secretaria de Educação de Araucária recebeu as chaves da 11ª unidade educacional concluída em tempos de pandemia; são 08 CMEIs e 03 escolas. Trata-se do novo prédio da Escola Municipal Professor Ambrósio Iantas, no Jardim Itaipu, com capacidade para cerca de 500 crianças, do 1º ao 5º ano. O antigo prédio onde funcionava a escola Ambrósio era uma estrutura de madeira. Um novo espaço, amplo e mais adequado, era um desejo antigo da comunidade local.

O novo prédio da escola Ambrósio segue o mesmo modelo arquitetônico da escola Elírio Alves Pinto e da escola Pedro Biscaia. De acordo com o diretor da unidade, Marco Antonio Olivette, o momento é de organizar o novo espaço que, em breve, deve receber o mobiliário. Assim como as outras unidades educacionais, a escola Ambrósio também está desenvolvendo atividades remotas durante o período da pandemia. Quando for possível as atividades presenciais, a unidade contará com educação em período integral. A escola Ambrósio também se prepara para receber estudantes matriculados na Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano, do Jardim Iguatemi, durante o período em que unidade terá obras de construção de um novo e amplo prédio.

Todas essas novas unidades educacionais são fruto de um trabalho intenso, nos últimos anos, para ampliar o atendimento no município; trabalho que incluiu os esforços para resolver pendências de obras que chegaram a ficar paradas. A rede municipal de ensino de Araucária possui mais de 12 mil estudantes no ensino fundamental e mais de 6 mil crianças na educação infantil.

Outras unidades entraram na fase final de obras. Há ainda outros projetos em desenvolvimento para continuar a sequência de melhorias nas unidades de ensino municipais. Obras já concluídas ao longo do período de pandemia:

* CMEI Norma Von Berneck, Jardim Itaipu – cerca de 140 vagas.
* CMEI Professora Bronilda Namikata, Jardim Moteleski – comportou as crianças dos CMEIs Pequim I e II (prédios locados) e ainda gerou cerca de 100 novas vagas.
* CMEI Professora Célia Bonfim Bialesk, Jardim Hermon – comporta cerca de 160 crianças.
* CMEI Professora Rosene Rodrigues da Silva, Capela Velha – oferecerá um total de até 188 vagas (incluindo parte das crianças do CMEI Industrial – que terá novo prédio).
* CMEI Professora Tereza Dias de Andrade, Capela Velha – Comporta até 267 crianças (incluindo as que estavam no CMEI Ipês – prédio locado).
* CMEI Tereza de Benguela, Jardim Arvoredo – Comporta até 285 crianças.
* CMEI Professora Veronica Bohaenko Daniliu, Jardim Marcelino – Comporta cerca de 200 crianças.
* CMEI Professora Veronica Panek Hass, Jardim Dona Rosa – Comporta 267 crianças.
* Novo prédio Escola Municipal Pedro Biscaia, Campina da Barra – Comporta cerca de 500 alunos.
* Escola Municipal Professor Arlindo Milton Druszcz, Jardim Arvoredo – Comporta até 620 alunos.
* Escola Municipal Professor Ambrósio Iantas – Comporta cerca de 500 alunos.