Central de monitoramento da Covid completa um ano com mais de 100 mil monitoramentos

COM ASSESSORIAS – Em um ano de trabalho, a equipe da Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária realizou mais de 100 mil monitoramentos aos moradores do município que tenham testado positivo para a covid-19 e também dos casos suspeitos da doença. O trabalho é realizado em conjunto entre o serviço de Atenção Básica do município e o Departamento de Vigilância Epidemiológica. Com a piora da pandemia em 2021, a Central também tem contado com o apoio do Disk Corona.
A equipe que atua na Central é multiprofissional, formada por servidores da Saúde, e conta com cerca de 30 profissionais. O coordenador do serviço, Alex Radin explica que o monitoramento é realizado diariamente. “Os pacientes idosos recebem ligação diariamente, bem como os que têm doenças crônicas e os casos mais graves com o objetivo de acompanhar a evolução da doença e possíveis agravamentos”.
Ainda de acordo com o coordenador, para os casos em que o quadro clínico é agravado, as equipes fazem o encaminhamento imediato para o serviço mais adequado. “Nesse ponto também contamos com o apoio fundamental as Unidades Básicas de Saúde que nos dão um grande auxílio com os pacientes mais graves fazendo visitas domiciliares”, destaca Alex.
Além de acompanhar o quadro clínico das pessoas que estão com Covid, a equipe também tem a função de orientar pacientes e familiares em relação aos cuidados no período de isolamento, cuidados com o paciente e está sempre a disposição para esclarecer dúvidas e dar informações. “Quando tive covid eu recebi diversas ligações dos profissionais da saúde, todos sempre muito educados, atenciosos e simpáticos. Esclareciam minhas dúvidas, perguntavam como eu estava. Como fiquei isolada sozinha em casa, esse tipo de contato foi muito importante na minha recuperação”, elogia, Bárbara Sueli Souza, 32 anos.