Consulta Fácil: São José dos Pinhais é pioneiro ao testar cabine com inteligência artificial no SUS

COM ASSESSORIAS – Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sems) e de Inovação, Modernização e Transformação Digital (Simot) resultou na implantação do Consulta Fácil, um projeto piloto que busca otimizar o atendimento médico em São José dos Pinhais. A iniciativa consiste em uma cabine com inteligência artificial instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, sendo o município o primeiro do Brasil a desenvolver e utilizar essa tecnologia no sistema público de saúde.
O principal objetivo do Consulta Fácil, explica o secretário municipal de Saúde, José Dalmi Dissenha, é agilizar os atendimentos, facilitar diagnósticos e garantir mais eficiência no cuidado com a saúde dos moradores.
“Com o uso de inteligência artificial (IA), a cabine permite que pacientes com baixa complexidade tenham um diagnóstico inicial de forma mais rápida, contribuindo diretamente para a redução do tempo de espera nas unidades de pronto-atendimento”, detalha Dissenha.
Como funciona?
O paciente chega à UPA, realiza o cadastro na recepção e passa por uma triagem com a equipe de enfermagem, que avalia o quadro clínico e classifica o atendimento conforme o nível de urgência. Para os casos de menor complexidade, o paciente poderá escolher ser atendido na cabine inteligente, equipada com tecnologia de ponta.
Dentro da cabine, o paciente interage com uma tela touchscreen, respondendo a um questionário sobre os sintomas. Com base nas respostas, o sistema com inteligência artificial sugere até três diagnósticos possíveis. Logo após, o paciente realiza uma teleconsulta com um médico, que analisa os dados fornecidos pela IA e define o diagnóstico definitivo.
Durante todo o processo, os sinais vitais do paciente – como pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação e temperatura corporal – são monitorados pela própria cabine. Todas as informações são registradas no prontuário eletrônico e podem ser acessadas por profissionais de outras unidades de saúde do município, garantindo continuidade no cuidado.
Ao final da consulta, o paciente avalia o atendimento e pode receber receitas, atestados ou declarações de comparecimento por e-mail, WhatsApp ou solicitar a impressão diretamente na recepção da UPA.
O secretário da Simot, Rafael Rueda Mulhmann, acrescenta que o Consulta Fácil é mais uma ferramenta pensada para auxiliar o dia a dia dos servidores e, principalmente, melhorar o atendimento oferecido à população.
“Trata-se de um projeto piloto e, a partir do momento que for validado com bons resultados, vamos avançar para outras unidades. É importante destacar que os munícipes podem optar pela consulta convencional ou pelo uso da cabine, conforme sua preferência”, esclarece Mulhmann.
Implantação e expansão
Por enquanto, a cabine funcionará em caráter experimental pelos próximos 60 dias. Durante esse período, a Prefeitura irá monitorar os dados coletados, como o tempo de atendimento, a satisfação dos usuários e a eficiência da tecnologia. Se os resultados forem satisfatórios, o projeto poderá ser efetivamente implantado e expandido para outras unidades da rede municipal.
O projeto Consulta Fácil é um exemplo prático de como a tecnologia e a inteligência artificial podem ser grandes aliadas na transformação dos serviços públicos, especialmente na área da saúde. São José dos Pinhais se destaca, mais uma vez, ao investir em soluções modernas que colocam o cidadão no centro do cuidado.
A tecnologia é desenvolvida pela startup Aramed, que já oferece a cabine para planos de saúde e hospitais particulares. Segundo a empresa, 90% dos pacientes que passaram por esse tipo de atendimento aprovaram a experiência.