Grande Curitiba

Deputada Mabel sugere a criação de auxílio a familiares de vítimas da COVID-19

30 de junho de 2021 às 10:33

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de sugerir a criação de auxílio financeiro destinado a familiares de vítimas da Covid-19 no Paraná, nos moldes da iniciativa do governo de São Paulo, a deputada Mabel Canto (PSC) encaminhou nesta manhã de terça-feira (29), ao governador Ratinho Jr., expediente administrativo assinado por diversos parlamentares.

Em sua justificativa, Mabel Canto registra a necessidade de amparo a diversas famílias paranaenses que convivem não só com o luto consequente da perda de um ente querido em decorrência da Covid-19, mas também com sérias dificuldades financeiras. Muito embora nenhum valor pecuniário possa aliviar a dor de quem lida com a perda de um parente, acredita-se que um auxílio financeiro permitirá que famílias socialmente vulneráveis possam se reconstruir.

“São inúmeros os casos de crianças e adolescentes que perderam pai e mãe, tornando-se órfãos, bem como de esposas que perderam seus maridos, que eram os principais provedores das famílias. São incontáveis, também, os casos de famílias que se endividaram para conseguir arcar com os custos de velório e enterro de seus entes queridos, e devem ainda ser considerados os casos de familiares que precisarão de tratamento psicológico para lidar com o luto. Tais situações requerem sensibilidade e amparo por parte do governo do Paraná”, disse a parlamentar ponta-grossense.

No documento protocolado, a deputada menciona que uma iniciativa semelhante foi feita pelo governador do Estado de São Paulo, João Dória, que nesta terça-feira anunciou que pagará seis parcelas de R$ 300,00 para pessoas que perderam familiares para a Covid e que vivem em condição de vulnerabilidade.

“As centenas de óbitos da pandemia têm fortes repercussões financeiras dentro das famílias, por isso, estou sugerindo ao Governador Ratinho Jr., a criação de auxílio pecuniário destinado aos familiares das vítimas da doença, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, nos moldes do que foi anunciado no Estado de São Paulo”, conclui a parlamentar.