Grande Curitiba

IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO: um cão pode gerar quantos filhotes nas ruas?

Em três anos, se uma cadela não castrada (e se seus filhotes também não forem castrados) pode gerar mais de 1.400 animais
13 de julho de 2021 às 17:09
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – Araucária realiza mensalmente campanhas de castração gratuita a cães e gatos de rua (desde que tenham um responsável pelo pré e pós-operatório), animais de famílias com cadastro NIS e animais resgatados por protetores independentes. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a qual realiza as campanhas, desde outubro de 2018 até hoje já foram castrados quase 7.500 cães e gatos.

Para se ter ideia, estima-se que Araucária tenha em torno de 36.500 cães (contabilizando os domiciliados, semi domiciliados e os de rua). Essa conta foi feita com base em estudos que demonstram que a população canina é de ¼ da população humana. Contudo, infelizmente, muitos desses cães não são castrados e acabam se reproduzindo desenfreadamente.

Uma das situações mais preocupantes para essa realidade é o abandono, o qual, assim como maus-tratos, é crime previsto em Lei Federal com pena de detenção de até 5 anos. O abandono de animais, além de gerar sofrimento às espécies, traz prejuízos à saúde pública.

Outro fator diretamente ligado a essa situação são os cães semi domiciliados, ou seja, os que possuem acesso às ruas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% dos cães possuem este acesso. Sendo assim, é relevante destacar:

– do número estimado de animais em Araucária, metade é fêmea (18.250);

– deste total, acredita-se que apenas 25% estão em guarda responsável (4.550);

– o restante, 75%, possui acesso a rua (em média, 13.680);

– cerca de ⅔ destas fêmeas com acesso às ruas estão na idade reprodutiva (9.120).

Levando em consideração as mais de 9 mil fêmeas citadas e que a média é de 4 filhotes por gestação, é possível contar em torno de 36.480 novos cães por ano. Lembrando ainda que uma fêmea não castrada pode entrar no cio a cada seis meses, aproximadamente, podendo se reproduzir. Isto é, menos de um ano é suficiente para que o número apresentado duplique.

Seguindo o cálculo acima, uma cadela não castrada (e se seus filhotes também não forem castrados) pode gerar em 3 anos mais de 1.400 animais.

Vale lembrar que tratam-se de cálculos simplistas apresentados pela SMMA, os quais não contemplam a taxa de mortalidade que também é alta para esses animais, pois passam fome, frio, contraem doenças infecciosas, são atropelados, entre outros agravantes.

PRÓXIMA CAMPANHA DE CASTRAÇÃO

Para evitar que os números mencionados cresçam, é necessário que toda a população esteja engajada em denunciar o abandono e castrar seus animais.

A próxima campanha de castração solidária será no CAIC, bairro Capela Velha, entre os dias 28 a 31 de julho. Os agendamentos são feitos pela SMMA diretamente com os responsáveis pelos animais, conforme cadastro prévio realizado via site da Prefeitura, aplicativo Atende.Net ou mediante solicitação na própria secretaria.

Denúncias de maus-tratos, abandono ou informações sobre as castrações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3614-7480.