Grande Curitiba

PRIORIDADE: Recursos da venda de ações da Prefeitura serão revertidos integralmente para melhorias na Educação

Trata-se de mais uma demonstração do compromisso da Prefeitura em priorizar a Educação no município
10 de agosto de 2021 às 10:47
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária confirmou nesta segunda-feira (09) que deve vender na BM&F Bovespa todas as ações que possui da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL), da OI S/A e da Petróleo Brasileiro S.A (PETROBRAS). A lei nº 3.723/21 prevê que todo o valor arrecadado será “integralmente utilizado para pagamento dos equipamentos comunitários educacionais” relacionados no anexo da lei citada. Trata-se de mais uma demonstração do compromisso da Prefeitura em priorizar a Educação no município.

A lei nº 3.723/21, publicada no Diário Oficial do Município, atualizou a redação da lei 2940/2015 para detalhar as unidades educacionais que podem ser beneficiadas. No anexo da lei há especificado o direcionamento do recurso financeiro para a construção do novo CMEI Industrial (na rua Gralha Azul, 2.183, Capela Velha), para a reforma e ampliação da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva (na Rua Avestruz, 160, Capela Velha), para a construção de cobertura de quadra poliesportiva e acessibilidade para a Escola Profª Silda Sally Wille Ehlke (na rua Mato Grosso, 631, Iguaçu) e para a desapropriação de área e construção do novo CMEI Vila Angélica (Thomaz Coelho).

ETAPAS – É importante esclarecer que o processo para venda de ações na BM&F Bovespa pode ocorrer de maneira gradativa, assim como a aplicação dos recursos na Educação. Sobre as unidades educacionais citadas, vale destacar que, no caso da reforma e ampliação da Escola Ayrton Senna, a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) informou que o projeto está pronto e com processo licitatório [para contratar a empresa que executará a obra] já foi aberto. Sobre o novo CMEI Industrial, também há projeto pronto e a licitação foi iniciada. Essas duas obras fazem parte do projeto de revitalização do Complexo Industrial.

O projeto para a cobertura da quadra poliesportiva e acessibilidade na Escola Profª Silda Sally está em fase inicial. Quanto à desapropriação da área para a construção do novo CMEI Vila Angélica, a Secretaria Municipal de Educação informou que um processo judicial foi aberto para desapropriar um terreno para tratar desse objetivo.

MAIS INVESTIMENTOS – Nos últimos quatro 4 anos, já foram construídas 17 novas estruturas da educação (escolas e CMEIs), além de 07 ampliações e 03 reformas para melhor atender os mais de 12 mil estudantes do ensino fundamental e mais de 6 mil crianças na educação infantil da rede municipal. Recentemente, a Prefeitura também investiu mais de R$ 500 mil para mobiliar 15 unidades educacionais com obras concluídas: 12 centros municipais de educação infantil (CMEIs) e 03 escolas municipais. Este ação visa oferecer mobiliários modernos e padronizados que contribuam com o fazer pedagógico em cada ambiente educacional.

Outra iniciativa que mostra um real compromisso com a Educação no município é quanto ao transporte escolar. Por lei, em Araucária, todos os alunos de instituições públicas do município (da educação infantil ao ensino Médio – incluindo EJA e Ceebja) contam com direito à isenção no transporte escolar. A gratuidade também se estende ao pai/mãe/responsável que leva a criança de até 12 anos para a unidade educacional.