Grande Curitiba

Educação define datas de atendimento híbrido para 1º, 2º e 3º anos e turmas de EJA

Assim como ocorreu para outras turmas, a participação dos alunos de 1º, 2º, 3º em atividades presenciais ocorrerá somente com a devida autorização a ser assinada pelo responsável legal (já disponível) na unidade onde a criança está matriculada
8 de setembro de 2021 às 16:15
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) confirmou as datas para retorno do atendimento presencial (em modelo híbrido) para turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino Fundamental, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pela programação, as turmas de 3º e 2º anos retornam em 14 de setembro. Já o 1º ano e EJA retornam em 20 de setembro. A decisão levou em conta a vistoria do Comitê Permanente de Retorno às Aulas nas unidades educacionais e relatórios emitidos autorizando o retorno presencial.

Com esta definição, a SMED convocou todos os profissionais que atuam nessas turmas para o atendimento presencial. Assim como ocorreu para outras turmas, a participação dos alunos de 1º, 2º, 3º em atividades presenciais ocorrerá somente com a devida autorização a ser assinada pelo responsável legal (já disponível) na unidade onde a criança está matriculada.

Em Araucária, já houve retorno presencial para turmas de 4º, 5º, 8º e 9º anos da rede municipal de Araucária. Nas atividades híbridas, conforme a programação da unidade educacional, há dias em que o estudante terá atividades na escola e em outros de maneira remota. As unidades educacionais passaram por readequação para garantir o distanciamento e as medidas de higiene necessárias que o momento exige. O contato com as famílias (bem como outros esclarecimentos) ocorre por meio da unidade educacional onde o estudante está matriculado.

Conforme a SMED, a implantação do ensino híbrido ganhou maior viabilidade graças ao avanço da imunização não apenas para os profissionais da Educação mas para toda população. Nas unidades, as carteiras e cadeiras foram espaçadas com isolamento e distanciamento de 1,5m. Todas as salas de aula contarão com álcool em gel e os bebedouros de uso coletivo estarão isolados. As máscaras são de uso obrigatório. Todos que entrarem na unidade precisarão ter a temperatura verificada e realizar higiene das mãos (álcool gel).

Seja em casa ou na unidade educacional, o cuidado com a saúde precisa ser responsabilidade de todos. As medidas de prevenção à Covid-19 devem ocorrer em todos os lugares, em todos os momentos e envolver todas as pessoas. Higienização frequente das mãos, o uso obrigatório de máscaras, ambientes arejados, distanciamento e vacina (da marca que estiver disponível – e para quem for indicado) são medidas importantes para o cuidado de todos.

CMEIS – O Comitê Permanente de Retorno às Aulas presenciais, que é composto por representantes da SMED, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Educação (conforme decreto 36388/21) está visitando os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para avaliar sobre o protocolo de biossegurança nessas unidades. A comunidade será informada das novidades diretamente pela unidade educacional onde a criança está matriculada.