Grande Curitiba

Foram castrados 633 cães e gatos em Araucária no início de setembro

O cadastro para participar nas próximas ações pode ser feito no site da Prefeitura ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente
8 de setembro de 2021 às 16:28
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 1 e 4 de setembro, a Campanha de Castração Solidária de Araucária ocorrida na Praça da Bíblia, castrou gratuitamente mais 633 cães e gatos na cidade, mediante solicitação de donos ou protetores de animais. Dos contemplados na campanha desse mês de setembro havia 285 cadelas, 108 cachorros, 160 gatas e 80 gatos. Estavam previstas 740 vagas para a ação, mas alguns responsáveis não levaram os animais na data marcada.

Os veterinários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) destacam alguns benefícios para os animais contemplados, incluindo a prevenção de: problemas futuros com câncer (de mama, ovário, testículos e próstata), crias indesejadas, brigas e fugas durante o cio, transmissão de doenças, além de contribuir para deixar os cães menos territorialistas e mais calmos. Todos esses fatores colaboram para aumentar a expectativa de vida. O procedimento é seguro, feito por equipe especializada sob anestesia geral, sendo fornecido medicamento e acompanhamento pós-operatório.

Os profissionais reforçam que a castração só traz benefícios aos animais, diferente da injeção do cio que muitos tutores optam em utilizar em seus pets. “A injeção do cio que várias pessoas optam em aplicar de maneira caseira não é recomendável, pois é uma bomba hormonal, traz efeitos colaterais podendo ocasionar doenças posteriores e até a morte do animal. Ou seja, compromete a qualidade e estimativa de vida do animalzinho”, explica a veterinária Dayane Vrisman.

Próxima castração solidária

A próxima campanha organizada pela Prefeitura de Araucária deve acontecer na Praça da Bíblia entre 06 a 09 de outubro e atenderá responsáveis de animais do centro, Iguaçu e Costeira. Os mutirões dão prioridade aos inscritos com Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar de até 3 salários-mínimos, além de animais de protetoras com cadastro atualizado junto à Prefeitura. Podem ser castrados animais de 7 meses a 7 anos de idade.

Cadastre-se

O cadastro é realizado pelo site da Prefeitura (banner rotativo no www.araucaria.pr.gov.br – mediante login), via aplicativo atende.net ou direto na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque Cachoeira.