Grande Curitiba

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência é marcado com evento no SINE

Agência do Trabalhador convidou empresas, organizou palestra e realizou intermediação específica para pessoas com deficiência
22 de setembro de 2021 às 17:23
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) foi marcado por um evento sobre o tema na Agência do Trabalhador/Sine de Araucária. Cerca de 50 pessoas com deficiência saíram do local com encaminhamentos para entrevistas de emprego nas empresas parceiras. Havia vagas para ajudante de carga e descarga, ajudante de motorista, auxiliar de cozinha, auxiliar de produção, auxiliar de almoxarifado, operador de máquinas e servente.

Abrindo o evento, uma palestra foi apresentada a empresas locais pelo pedagogo Gilberto Muniz, com o tema “Uma porta que se abre para todos nós”. O palestrante falou sobre o esforço das pessoas com deficiência em entrar no mercado de trabalho e a parcela desse público em situação de pobreza. Abordou também os incentivos financeiros que as empresas podem ganhar ao contratar aprendizes com deficiência, como o subsídio de R$450,00 mensais, incentivando que o aprendiz fique um bom tempo em seu primeiro emprego e tenha mais chances de ser efetivado na empresa.

Complementando a fala, um case de sucesso foi apresentado por um deficiente visual que é funcionário da Prefeitura no Serviço Educacional de Apoio à Inclusão no Trabalho (SEAIT). Jonas Taborda também é Conselheiro do Conselho da Pessoa com Deficiência e representante da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais.

“Me sinto muito realizado com o trabalho que faço no SEAIT. Ajudamos pessoas com deficiência a obter qualificação profissional, um auxílio que eu mesmo não tive no passado. Faltava aquela intermediação com as empresas, um apoio institucional. E agora isso existe”, comemora Jonas. Através do SEAIT, a pessoa com deficiência pode se cadastrar para vagas de empregos, estágios e também para cursos de qualificação e de aprendizagem profissional. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3901-5210.

Contato

A Agência do Trabalhador/SINE Araucária fica localizada no Bairro Sabiá (com entrada pela Rua Álvaro Linhares Elke, 333). O telefone do setor que pode tirar dúvidas e orientar sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é o (41) 3642-1865 – também WhatsApp.