Grande Curitiba

I Simpósio de Conselho Tutelar de Araucária fortalece ações de proteção à infância

Além de Araucária, o evento contou com a presença de representantes de Conselhos Tutelares de Pinhais, Curitiba, Colombo, Piraquara, Campina Grande do Sul e de representante da Rede de Proteção de Contenda
16 de novembro de 2021 às 11:33
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Araucária teve seu I Simpósio de Conselho Tutelar na sexta-feira (12). O evento, que ocorreu no auditório da Unifacear, teve por objetivo a troca de informações e contribuir com o fortalecimento da Rede de Proteção do município, com foco no que é de atribuição do Conselho Tutelar. Além de Araucária, o evento contou com a presença de representantes de Conselhos Tutelares de Pinhais, Curitiba, Colombo, Piraquara, Campina Grande do Sul e de representante da Rede de Proteção de Contenda.

O simpósio foi pensado para tratar de diversos temas relacionados à rotina dos conselheiros tutelares. A primeira palestra, sobre “O papel do Conselho Tutelar dentro do Sistema de Garantias de Direitos”, foi com o promotor de Justiça David Kerber de Aguiar. Em sua fala, o promotor da Vara da Infância e Juventude de Araucária destacou a importância dos Conselhos Tutelares como um órgão que trabalha exclusivamente com infância e juventude. “De ponto de vista de Infância e Juventude, vocês desempenham um dos mais altos cargos constitucionais”, disse, complementando, logo na sequência, sobre algumas funções específicas que cabem aos conselheiros e da articulação entre Conselhos e Ministério Público que fortalecem a proteção de crianças e adolescentes.

“Momentos como esses são extremamente importante pra quem atua na Rede de Proteção.

Quem veio ao Simpósio pode aproveitar palestras sobre as atribuições do Conselho, ato infracional, direito de família e alienação parental. Assuntos muito presentes no dia a dia de quem trabalha com crianças e adolescentes e que, erroneamente, acredita que é atribuição do Conselho e hoje foi um momento de sanar todas essas dúvidas. Acreditamos que uma Rede [de Proteção] que saiba adequadamente quais são os encaminhamentos se mostra fortalecida e garante com eficiência o direito das crianças e adolescentes”, avaliou Patrícia Soares, do Conselho Tutelar Oeste de Araucária. Os telefones de plantão do Conselho Tutelar (24h) são: Conselho Leste (41) 999221323 / Conselho Oeste (41) 99922-1343.

REDE – Além do suporte aos Conselhos Tutelares do município, a Prefeitura também está diretamente envolvida nas ações da Rede de Proteção de Araucária. Esta rede, formada por diversas estruturas da Prefeitura (por meio das secretarias), além de órgãos como o Conselho Tutelar e o Ministério Público, tem um trabalho articulado visando prevenir ou então combater violações de direitos contra crianças e adolescentes, bem como questões específicas de outros grupos, como idosos e mulheres. A Rede de Proteção de Araucária contempla 16 redes locais e técnicos de diversas áreas.