Grande Curitiba

Crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento participam de projeto de Educação Alimentar e Nutricional

As ações, realizadas pela equipe do Núcleo de Logística e Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), incluíram palestra lúdica, jogo e oficinas culinárias
19 de novembro de 2021 às 18:16
(Foto: divulgação/SMAS)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de estimular a curiosidade e aumentar o grau de familiaridade com os alimentos considerados saudáveis e, assim, conscientizar sobre a importância de realizar boas escolhas alimentares, crianças e adolescentes que residem na Casa de Acolhimento 01 de Araucária participaram de atividades do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional. As ações, realizadas pela equipe do Núcleo de Logística e Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), incluíram palestra lúdica, jogo e oficinas culinárias.

A ação desenvolvida com as crianças e adolescentes surgiu a partir da constatação dos cuidadores e responsáveis sobre dificuldades ao tentar ensiná-las a gostar e optar por alimentos nutritivos, como os vegetais. Segundo a SMAS, estudos apontam que os alimentos prediletos das crianças são produtos com alto teor de calorias, como alimentos altamente açucarados ou salgados. Já os considerados mais saudáveis e nutritivos são, geralmente, mais facilmente rejeitados.

Durante a palestra lúdica, as crianças e adolescentes aprenderam sobre os diferentes tipos de alimentos e quais deveriam ser priorizados e consumidos para uma vida mais saudável. Com uso de alimentos em forma de pelúcia, os participantes puderam separar esses “alimentos” em grupos, dos in natura aos ultraprocessados. A palestra foi ministrada pela estagiária Keila de Souza, sob supervisão da nutricionista Claudia Cassola. Por meio de jogo, as crianças foram incentivadas a montar pratos mais saudáveis. Nas oficinas culinárias, os participantes prepararam três pratos: pão de espinafre, bolo de cenoura e abobrinha e omelete de rúcula. Para os especialistas, o desenvolvimento de habilidades culinárias são promotoras de uma alimentação saudável. Logo, atividades como oficinas culinárias são importantes na educação nutricional das crianças.