05 coisas que você deve saber sobre a Influenza H3N2

COM ASSESSORIAS – O aumento de casos de Influenza H3N2 em diversas cidades do país tem sido destaque na imprensa e levantado alerta nos órgãos de saúde para os impactos que ela pode causar. A seguir, temos cinco pontos importantes que precisam ser levados em conta pelos moradores de Araucária:
01 – Desde 04/12/21, Araucária registrou 4 casos de Influenza H3N2, sendo 2 em gestantes (27 e 34 anos), 1 idosa de 66 anos e 1 homem de 34 anos. O exame é realizado no Laboratório Central do Estado (Lacen). É importante esclarecer que esses 4 resultados positivos são apenas de pesquisa com gestantes com sintomas gripais e pessoas com síndrome respiratória aguda grave (pacientes internados). Eles não podem ser considerados um total de casos no município já que a pesquisa não prevê testar pessoas com sintomas gripais leves.
02 – A vacinação contra a Influenza (gripe), campanha realizada uma vez ao ano pelo Ministério da Saúde, cumpre sua função para o público-alvo mais vulnerável a complicações. Mas é importante destacar que a nova variante de H3N2 que vem infectando muitas pessoas pelo Brasil ainda não tem vacina específica para ela. Isso não retira a importância da vacina contra a Influenza disponível na UBS, já que as pessoas protegidas com vacinação em dia têm risco menor de complicações, o que, por consequência, evita sobrecarga no sistema de saúde em um período de pandemia.
03 – Como se proteger? Quem se cuida contra a Covid-19 , automaticamente, se protege da Influenza H3N2. O uso correto de máscara, a higienização frequente das mãos, manter ambientes arejados, evitar aglomerações, não compartilhar objetos de uso individual (maquiagem, talher, toalha..) são medidas importantes para prevenir as duas infecções.
04 – Tem sintomas gripais? O atendimento de pessoas com sintomas gripais (mesmo que leves) continua sendo no Centro Especial de Combate ao Coronavírus de Araucária (CECC), que fica à rua Dr. Guilherme da Mota Corrêa, nº 55, Centro (na mesma estrutura do Laboratório Municipal e do Centro de Saúde de Araucária (CSA). Gestantes com sintomas gripais continuam sendo atendidas no HMA e as crianças com sintomas no Pronto Atendimento Infantil, ambos na R. Rozália Wzorek, 77, Sabiá. É importante ainda ressaltar a necessidade de isolamento de todas as pessoas com sintomas gripais (mesmo daquelas com resultado negativo para Covid-19). O médico pode fornecer atestado para o isolamento necessário.
05 – Tem dúvidas sobre a Influenza? O atendimento telefônico “Sou SUS” de Araucária orienta os moradores sobre a Influenza H3N2 ou qualquer outra situação de saúde. O serviço funciona das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 0800-6425250, número que os moradores já conhecem por causa do Disk Corona.