Grande Curitiba

Aumento nos casos de Covid sobrecarrega o serviço de saúde municipal

Apesar do reforço com mais médicos, a espera por atendimento pode chegar há cerca de quatro horas
12 de janeiro de 2022 às 16:37
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araucária já previa um cenário preocupante de aumento de casos positivos para a covid-19 para início de ano, seguindo a tendência nacional e também de outros países. Com isso, reforçou as equipes médicas do Cecc (Centro de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus) e se preparou para esse momento. Porém, mesmo com todos estes esforços o serviço de saúde está sobrecarregado com o grande número de infectados.

Somente nos 11 primeiros dias do ano, Araucária já registrou 509 novos casos de acordo com o Boletim Epidemiológico municipal. Para se ter uma ideia, no último dia 10 de janeiro o Cecc registrou 462 atendimentos, sendo que em 319 pacientes foi necessária a realização do teste da covid. Com isso, a média de espera por atendimento no serviço é de três horas, em média.

“A maioria dos pacientes são quadros leves, poucos têm necessidade de internamento. Isso é reflexo da vacinação. Mas, mesmo assim o cenário é preocupante. Não podemos relaxar as medidas de prevenção”, destaca a médica Patrícia Beleski, diretora técnica da Secretaria de Saúde.

Ainda conforme a médica, nesta nova onda há um número bastante considerável de profissionais da saúde contaminados. “Temos registrado afastamentos por esse motivo em quase todos os equipamentos de saúde do município. O número tem sido maior que nas outras ondas, inclusive”, expõe.

Pronto Atendimento Infantil

Outro dado que também tem chamado bastante a atenção é o aumento significativo de casos de covid em crianças. Os sintomas respiratórios têm causado uma grande procura por atendimento no Pai (Pronto Atendimento Infantil) e representam 90% dos atendimentos.

A média diária de crianças atendidas no local é de aproximadamente 300 e a espera pode chegar a até quatro horas para casos que não sejam de urgência ou emergência. A maioria dos casos também é sem gravidade, assim como em adultos.

Cuidados

De acordo com os profissionais de saúde, mais do que nunca é fundamental que todos mantenham os cuidados de prevenção como a higienização das mãos com álcool em gel, boa ventilação nos ambientes, uso de máscara e distanciamento social. Além disso, é imprescindível concluir o esquema vacinal com as três doses do imunizante.