Grande Curitiba

Foram realizadas quase 5 mil castrações gratuitas em cães e gatos pela Prefeitura em 2021

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando a programação das castrações para este ano e deve divulgar a agenda de 2022 em breve
13 de janeiro de 2022 às 11:23
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Desde o ano de 2018, a Prefeitura de Araucária realiza as campanhas de castração solidária. Somente em 2021, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), foram realizadas 4.889 castrações. Conforme apontado no levantamento da pasta, foram castradas 1228 gatas, 613 gatos, 2165 cadelas e 883 cachorros.

No ano passado as campanhas foram realizadas em pontos diversos na cidade, buscando abranger toda a população. Para este ano, os pontos de campanha estão sendo definidos pela equipe responsável da SMMA, a qual está está estudando, inclusive, a viabilidade de realizar as castrações na área rural do município. “Estamos trabalhando na agenda de castrações para 2022, mas teremos 11 campanhas neste ano, pois precisamos de um prazo de 40 dias entre uma e outra para garantir a efetiva organização da campanha”, informou a equipe.

A protetora Ieda Maria Ohpis, responsável pelo resgate de centenas de animais em Araucária nos últimos anos, comentou que utiliza o serviço desde que foi implantando. Em 2021, ela cadastrou mais de 80 cães e gatos para serem castrados gratuitamente. “Considero de grande importância a iniciativa em Araucária, já tenho notado nas ruas a diminuição de animais. Infelizmente, ainda observamos vários bichinhos abandonados, mas se a população não tivesse esse benefício com certeza o número seria bem maior. Nós, enquanto protetores, esperamos que num futuro bem próximo as pessoas se conscientizem mais e castrem seus animais de estimação. Além da diminuição do número de animais nas ruas, já que é evitada a procriação, ainda há benefícios para a saúde dos pets”, lembrou a protetora.

Ela também comentou que muitas pessoas não têm condições financeiras de castrar seus animais, até porque os valores em clínicas particulares variam de acordo com o tamanho/peso do pet. “Pelas campanhas da Prefeitura, o responsável pelo animal não tem custo nenhum. É só cadastrar, levá-lo no dia agendado (com o jejum indicado) e depois ele já sai da castração com a medicação para o pós-operatório”, ressaltou Ieda. Ou seja, o cidadão precisa somente responsabilizar-se em cuidar do animalzinho, realizando o jejum antes do procedimento e depois dar os cuidados necessários, fornecendo a medicação nos horários indicados, alimentação e água e assegurar que o animal não conseguirá abrir os pontos da cirurgia, por meio, por exemplo, de colar elisabetano.

FALTAS E PRÉ-OPERATÓRIO INCORRETO

Embora a Prefeitura disponibilize centenas de vagas em cada campanha de castração solidária, a taxa de ausência ainda é grande. Essas faltas acabam tirando a vaga de quem precisa e impossibilita que outros animais sejam castrados durante os mutirões.

A respeito do pré-operatório, os organizadores da SMMA ressaltam que se o animal não estiver em jejum, conforme informado ao responsável no agendamento, a cirurgia não pode ser realizada, pois há risco do animal passar mal. Outro fator importante que deve ser levado em conta é que a pessoa que levar o animal na castração precisa ser a mesma cadastrada no sistema.

Todas essas informações são repassadas ao responsável durante o agendamento e confirmação de cadastro.

O ANIMAL NÃO SOFRE

Algumas pessoas deixam de castrar seus animais por receio de que ele passe dor. Sobre isso, é necessário esclarecer que os procedimentos são realizados sob anestesia, o que os tornam totalmente indolor.

Ao término da cirurgia, o responsável recebe a medicação que deverá ministrar nas horas sequentes. Desta forma, cabe o tutor atentar-se ao horário correto do remédio e tomar as precauções, conforme indicado pelos profissionais, a fim de evitar qualquer complicação pós-cirúrgica.

Ainda assim, caso o animal tenha algum problema relativo à castração, a empresa que presta o serviço ao município pode atendê-lo nos dias seguintes.

PRÓXIMA CAMPANHA

A primeira campanha de castração solidária de 2022 será na Praça da Bíblia, entre os dias 16 e 19 de fevereiro. Neste mutirão serão atendidos os cadastrados aprovados recentemente do Fazenda Velha, Boqueirão, Passaúna, Estação e área rural.

INSCRIÇÕES

O programa de castração é voltado a cães e gatos que se enquadrem em um dos três tópicos:

1) Animal resgatado por protetor independente devidamente cadastrado na SMMA – sobre isso, saiba mais CLICANDO AQUI;

2) Animal de rua (desde que tenha alguém que se responsabilize pelo pré e pós-operatório);

3) Animal de família com cadastro NIS.

Caso o animal se enquadre em uma dessas opções, é possível realizar a solicitação da castração no Portal da Prefeitura, através do aplicativo “Atende.Net” ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Parque Cachoeira. É necessário apresentar RG, CPF e demais informações do bichinho.

* Cadastro/orientações gerais pelo Portal da Prefeitura: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

* Cadatro pelo app “Atende.net”: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR