Grande Curitiba

OPORTUNIDADE: Prefeitura busca fornecedores para as escolas e CMEIs

O projeto é bom e prático para as unidades educacionais porque proporciona o contato com empreendedores devidamente regularizados e capacitados para fornecer o produto ou serviço que precisam. Já para os empreendedores, é a oportunidade de ter acesso fácil às oportunidades que aparecem nessas unidades
13 de janeiro de 2022 às 11:29
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Por meio do projeto “Conexão Escolar”, o Escritório de Compras Públicas do Espaço do Empreendedor de Araucária capacita empreendedores locais e, com isso, facilita os negócios de produtos e serviços com as unidades educacionais municipais, dentro do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O projeto é bom e prático para as unidades educacionais porque proporciona o contato com empreendedores devidamente regularizados e capacitados para fornecer o produto ou serviço que precisam. Já para os empreendedores, é a oportunidade de ter acesso fácil às oportunidades que aparecem nessas unidades.

É importante deixar claro que o Escritório de Compras apenas reencaminha as solicitações das escolas e CMEIs e orienta os empreendedores sobre a documentação necessária para fornecer os itens. “Toda a parte de contratação dos serviços será feita pelo responsável da escola/CMEI, já que são eles que gerenciam a verba recebida, avaliam as cotações, fazem o pagamento e a prestação de contas”, explica Vinicius Monteiro, coordenador do Escritório de Compras.”

O Programa Dinheiro Direto na Escola é um recurso que as escolas e CMEIs recebem direto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A verba é administrada pela Associação de Pais, Professores e Funcionários das unidades educacionais (APPF) e tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica. É um auxílio que visa atender pequenas necessidades que surgem no dia a dia; é diferente das necessidades em que, por lei, há obrigatoriedade de realizar licitação. São exemplos de produtos que podem ser adquiridos pelas unidades educacionais: artigos de papelaria, materiais de limpeza, materiais para manutenção e reparo (como fios, tomadas, interruptores, canos…), impressoras, bebedouros, armários e equipamentos de informática. No setor de serviços, as escolas e CMEIs da região podem precisar de manutenção e reparos na estrutura, pintura, reparos nas instalações elétricas e em equipamentos.

Como funciona? O Escritório de Compras recebe a demanda das escolas e CMEIs e encaminha no grupo de WhatsApp criado para repassar essa demanda para as empresas. As empresas que estão no grupo recebem essa demanda, e, se for de interesse, entram em contato diretamente com a escola/CMEI solicitante, enviando o orçamento (conforme o padrão determinado pelo PDDE) e as certidões diretamente para o diretor da unidade. Os Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte podem procurar o Escritório de Compras do Espaço do Empreendedor (no Paço Municipal de Araucária) para mais informações. Dúvidas podem ser esclarecidas via WhatsApp: (41) 3614-1770.