Dicas para andar de bike no inverno; saiba como se proteger
COM ASSESSORIAS – Se locomover por meio das bikes exige conhecimento geográfico, de tráfego e até mesmo com o tipo de cuidado que é preciso ter com a pele e o corpo. Com o inverno tomando espaço e deixando o verão para trás, as precauções mudam, mas continuam sendo importantes. Seja para quem faz o uso das bicicletas como um meio de transporte ou exercício físico; saber os cuidados necessários antes de sair de casa para pedalar é fundamental.
Durante o inverno existe ainda uma peculiaridade a mais. Assim como o corpo, o coração também sente frio e precisa estar aquecido para diminuir riscos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), que podem aumentar em 30% neste período, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
“Utilizar a bike, em qualquer época do ano, é fundamental para manter a boa saúde do corpo e da mente. A prática nos deixa mais dispostos e, durante o frio, acaba aquecendo o corpo, contribuindo diretamente na qualidade de vida”, reforça o CEO e Fundador da E-Moving, Gabriel Arcon.
Pensando nisso, o executivo destaca alguns cuidados para andar de bike durante a época mais fria do ano. Confira.
Organizar a bike
Antes de sair de casa, lembre-se que durante o frio consumimos menos água, além de o corpo demandar mais energia para se manter aquecido. Por isso, é importante que a bike tenha um suporte para encaixar a garrafinha de água e que o usuário carregue em uma bolsa alguns alimentos de fácil consumo.
Aquecer o corpo
Depois, outra dica é aquecer o corpo antes de pedalar. Andar de bicicleta é um exercício físico e, para toda atividade, é necessário alongar o corpo para evitar lesões. O aquecimento ajuda também a espantar a preguiça.
Roupas confortáveis
Antes de sair de casa, lembre-se que é necessário manter o calor do corpo. Para isso, busque roupas confortáveis e que te mantenham aquecido, como calça térmica, corta-vento, gorros e luvas.
Alimentação
É importante que a alimentação seja uma prioridade ao longo do dia. Como mencionado, durante o frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Por isso é fundamental comer bem para pedalar bem e, assim, evitar também baixar a imunidade.