Grande Curitiba

Especialista fala sobre as novidades tecnológicas que serão possíveis com a chegada do 5G

Para Ruy Rede, CEO da BTTECH, teremos novos modelos de negócio com a nova tecnologia, mas a segurança para evitar fraudes deve ser ainda mais reforçada
13 de agosto de 2022 às 10:00

COM ASSESSORIAS – Com a ativação do sinal 5G puro na capital de São Paulo na última quinta (04/08), São Paulo é o quinto município do país a contar com a nova tecnologia, que é capaz de operar na faixa de 3,5 gigahertz, com maior velocidade e menor tempo de resposta. A Anatel também já ativou o 5G nas cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

Com a autorização da Anatel, as operadoras começaram a oferecer o serviço aos seus clientes nessas cidades, após a conclusão de alguns requisitos previstos no edital do 5G, como a instalação de torres de comunicação, filtros para evitar interferências e a distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas para a população de baixa renda.

CEO da BTTECH, o engenheiro eletrônico Ruy Rede, especialista em compliance, segurança de dados, inovação tecnológica e automação explica que a diferença em velocidade e tempo de resposta é gritante. “Um filme ou um vídeo de 1 hora, que com o 4G demora algumas horas em média para ser baixado, no 5G, a estimativa é que isso seja feito em segundos. E em eventos grandes, com uma concentração muito grande de pessoas, com todos dispositivos ligados ao mesmo tempo, hoje pode acontecer um congestionamento, mas com o 5G isso não é problema, já que a capacidade é muito maior nesse caso”, explica Ruy.

Novidades

Segundo o especialista, a Internet das Coisas (IOT) vai passar a ser uma das maiores utilizações com o 5G e começaremos a pensar em coisas até então inimagináveis. Como exemplos, Ruy aponta avanços significativos na telemedicina, permitindo cirurgias remotas, com transmissões de informações muito mais rápidas, atingindo populações em locais distantes, além dos automóveis autônomos, que evitam colisões e acidentes.

“Também temos a perspectiva da criação de muitos empregos, pois vão ser necessários muitos especialistas nesta área. Recomendo aos estudantes e para quem quer entrar em uma carreira de futuro, pois teremos novos modelos de negócio a partir dessa tecnologia”, aponta Ruy, que explica que a segurança com a nova tecnologia tem que ser ainda mais reforçada. “É preciso um cuidado muito grande com fraudes, pois um vazamento de dados pode ser muito maior. Temos o lado do deslumbramento com a tecnologia, mas também temos que ficar atentos aos aspectos da segurança”, finaliza.