Grande Curitiba

Museu Tingüi-Cuera está com exposição comemorativa dos 30 anos da Oficina de Arte

Criada em julho de 1992, a Oficina de Arte passou por diferentes endereços e, hoje, está no Centro Municipal de Educação e Cultura Lucy Moreira Machado (CMEC), ao lado da escola Archelau de Almeida Torres
31 de agosto de 2022 às 15:50
(Foto Museu Tingui-Cuera)

COM ASSESSORIAS – Como parte das festividades dos 30 anos da Oficina de Arte de Araucária, o Museu Tingüi-Cuera está com a exposição “Registros fotográficos da Oficina de Arte de Araucária – 30 anos de dedicação e amor à arte”. Criada em julho de 1992, a Oficina de Arte passou por diferentes endereços e, hoje, está no Centro Municipal de Educação e Cultura Lucy Moreira Machado (CMEC), ao lado da escola Archelau de Almeida Torres. Além disso, seis unidades educacionais municipais contam com polos da Oficina de Arte.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SMED), responsável pelo atendimento, milhares de crianças e estudantes aprenderam sobre História da Arte, os processos de expressão e criação em arte e suas técnicas nos cursos oferecidos gratuitamente desde a inauguração do local. A Oficina de Arte também é responsável pela capacitação de inúmeros profissionais da educação nesta área. Atualmente, há seis polos nas unidades educacionais (Escolas Eglé, Ibraim, Arlindo, JK, Elírio e CMEI São Francisco) que levam o atendimento da oficina a outras regiões da cidade.

A exposição fotográfica ficará aberta ao público até o dia 02 de outubro. O Museu Tingüi-Cuera está à rua Ceará, nº 65, dentro do Parque Cachoeira.

SEMINÁRIO – Outra ação vinculada à comemoração dos 30 anos da Oficina de Arte é o IV Seminário de Arte de Araucária. Conforme a SMED, ele foi programado para dois dias. O primeiro já ocorreu em 24 de agosto. O segundo será em 28 de setembro. O evento consiste em palestras on-line pelo Canal Educação Araucária no Youtube e é voltado para qualquer profissional da educação que queira participar. Não é necessário inscrição prévia. Além do resgate histórico por meio de depoimentos dos professores que atuaram na Oficina de Arte, haverá ainda uma fala do professor Rossano Silva (UFPR) sobre as práticas diferenciadas no ensino da arte.