Prefeitura celebra os 200 anos da Independência do Brasil com tradicional desfile cívico
COM ASSESSORIAS – Nem o tempo instável atrapalhou a demonstração de orgulho e de patriotismo dos campo-larguenses nesta quarta-feira, 7 de setembro. Mais de 5 mil pessoas se reuniram ao longo da rua do Centenário para assistir a passagem do Desfile Cívico, em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil
No total, 78 instituições participaram do evento que começou às 9 horas da manhã. O prefeito Maurício Rivabem fez o hasteamento da bandeira brasileira, o vereador João D´Água a do estado do Paraná e a bandeira de Campo Largo foi hasteada pelo subcomandante da Polícia Militar, 1º Tenente Ivan Neto.
Os hinos nacional e o de Campo Largo foram executados pela primeira orquestra do município, a Big Band Orchestra. Os músicos, mesmo debaixo de uma fina garoa inicial, encantaram o público durante todo o desfile.
Os primeiros a despontar na rua do Centenário foram os atiradores do Tiro de Guerra de Campo Largo, sob o comando do 1º Sargento do Exército Brasileiro André Machado. Viaturas e o efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e a Guarda Mirim deram sequência ao desfile.
A Banda Racional da Cultura e as equipes das secretarias municipais desfilaram em seguida. A secretaria municipal de Saúde fez uma bela homenagem aos profissionais que trabalharam no combate ao Covid-19 e também às vítimas campo-larguenses, com a soltura de 515 balões brancos.
“Muitos profissionais se isolaram da própria família para poder seguir com sua missão de salvar vida. Todos nossos munícipes positivos para Covid-19 foram monitorados por uma equipe específica, para acompanhamento do seu estado de saúde. Mas foram 515 vidas perdidas. Não são números. São pais, mães e filhos que tiveram suas vidas interrompidas pela doença”, disse a secretária de Saúde Danielle Fedalto, durante a passagem dos servidores da Saúde.
Como é tradição, o desfile de Sete de Setembro trouxe mais de 40 escolas municipais, estaduais e particulares e também as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para a rua do Centenário. Os estudantes demonstraram muita expectativa antes do desfile. “Estou muito feliz que a minha mãe tenha deixado eu participar do desfile do Brasil, estou doida para desfilar”, disse a pequena Kallyta Vitória Lopes, da Escola Municipal Afonso da Cunha Filho, ainda dentro do ônibus, minutos antes do início do evento.
As secretarias de Meio Ambiente e Agropecuária, Obras Viárias, Desenvolvimento Social e de Esporte, Cultura e Lazer – representada pelos atletas da ginástica rítmica, do vôlei câmbio (acima de 60 anos) e do vôlei do Centro da Juventude – também participaram do desfile.
A professora da diretoria de Esportes, Tatiane Cochinski, destacou que a experiência é muito boa para a valorização dos atletas. “Há dois anos não fazemos o desfile, o pessoal estava bem empolgado e vieram mesmo com a chuva”, disse ela.
Também desfilaram a frota e a equipe da Companhia Campolarguense de Energia Elétrica (Cocel), o grupo escoteiro Eco, grupos de colecionadores de automóveis, grupos de motociclistas e a escola de futebol do Clube Athlético Paranaense. Os aviões do WS Aircraft Museum, sediado em Campo Largo, sobrevoaram o desfile, surpreendendo o público. A fábrica Caterpillar, também com sede no nosso município, finalizou o desfile.
O evento foi formalmente encerrado pelo prefeito Maurício Rivabem, que estava acompanhado da esposa Alaina Rivabem, e da mãe, Josefina Rivabem. Maurício agradeceu à população que compareceu mesmo com a instabilidade do clima e aos participantes e organizadores do desfile que abrilhantaram a comemoração do Bicentenário da Independência no nosso município.