Grande Curitiba

CENSO 2022: Recenseadores visitaram cerca de 29 mil domicílios em Araucária; ainda faltam 103 setores no município

De acordo com o IBGE, os recenseadores estão fazendo as visitas diariamente nos domicílios araucarienses; já foram concluídos 50 setores censitários no município
29 de setembro de 2022 às 13:39
(Imagem: reprodução/IBGE)

COM ASSESSORIAS – Desde o dia 1º de agosto deste ano, o Censo 2022 está realizando visitas em todos os municípios brasileiros, trabalho realizado a cada 10 anos, mas que já é feito há 150 anos no Brasil. Em Araucária, cerca de 80 recenseadores estão trabalhando para coletar os dados que são fundamentais para o planejamento de ações de políticas públicas em todos os municípios do país.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os recenseadores estão fazendo as visitas diariamente nos domicílios araucarienses e já passaram por quase 29 mil lares, concluindo 50 setores censitários. Este número corresponde a 1/3 das pesquisas até o momento. Além destes, 79 setores estão em andamento e 103 devem ser iniciados muito em breve.

As informações registradas no sistema pelo recenseador são sigilosas e criptografadas; nem mesmo o recenseador tem acesso a elas. Para a grande maioria dos entrevistados, a conversa é muito rápida (menos de cinco minutos). Essa conversa pode ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador em casa.

Para evitar transtornos, os recenseadores estão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde são registrados todas as informações coletadas. Em caso de dúvida sobre a identificação do entrevistador, o morador poderá verificar informações via site www.respondendo.ibge.gov.br, pelo telefone 0800-721-8181 ou acessando o QR Code disponível no crachá do recenseador.

É importante lembrar que algumas das visitas do Censo 2022 podem ocorrer após às 18 horas e também aos sábados e domingos, tendo em vista a quantidade de residências a serem visitadas. O papel dos recenseadores é de apenas coletar as informações fornecidas pelos moradores: não há qualquer atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas sigilosas fornecidas pelo morador.