Grande Curitiba

Com festival de futebol, projeto Gol do Brasil é lançado em Araucária

Parceria entre a CBF e a Prefeitura fez com que Araucária tivesse a 1ª escolinha da CBF no Paraná
24 de outubro de 2022 às 16:10
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Um festival de futebol, ocorrido no sábado (22), no campo do CSU, deu início aos trabalhos com 100 crianças pré-selecionadas (de 7 a 13 anos) que participarão do Projeto Gol do Brasil. A parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Prefeitura de Araucária fez com que Araucária tivesse a 1ª escolinha da CBF no Paraná. O projeto atenderá a um total de 240 crianças e adolescentes (entre 6 e 17 anos – meninas e meninos), com foco em um trabalho social com elas. A inscrição das demais crianças será em 2023. As aulas de futebol ocorrerão duas vezes na semana e os participantes receberão uniformes e equipamentos esportivos.

O presidente da Federação Paranaense de Futebol e vice-presidente da CBF, Hélio Cury, que esteve no lançamento do projeto, reforça o viés social por meio da prática de futebol. “Se vier um craque, claro que seria bom, mas não é o objetivo. Queremos promover a a educação e a cidadania de crianças e adolescentes. Araucária mostrou bastante interesse em buscar o projeto e foi a contemplada entre tantos municípios interessados no Paraná”, diz.

Durante o festival de abertura, o Estádio Emílio Gunha ficou cheio com crianças e adolescentes e teve até plateia. Josiane Vieira Coelho, de 34 anos, é mãe de dois jogadores que foram selecionados: Thays (de 7 anos) e Cleyton (de 14 anos). “Me pediram para vir e como estava de folga, pude prestigiar. Os dois estão empolgados com a iniciativa. Vi muita mudança no Cleyton quando começou a jogar bola. Ele passou a cuidar mais da saúde e adquiriu senso de responsabilidade. Como esse é um projeto maior, que é da CBF, acredito que haverá muito mais ganho na vida deles”, avalia a mãe, operadora de telemarketing.

O amigo de Cleyton, Murilo Souza – também de 14 anos, diz que seus pais estão orgulhosos com a oportunidade e está empolgado. “Quando comecei a jogar bola melhorei nos estudos, pois é cobrado desempenho escolar. Agora que me chamaram para esse projeto meus pais ficaram muito mais felizes”, relata o adolescente, morador da Campina da Barra.

Parceria

O Gol do Brasil faz parte do “Legado da Copa”, recursos que a Fifa repassa à CBF (referentes à Copa de 2014 no Brasil) para o projeto. A CBF se encarrega das capacitações dos professores, uniformes e equipamentos esportivos. A Prefeitura de Araucária entra com a disponibilização do local para as atividades (Estádio do Tupy – local aprovado pela CBF), a equipe de profissionais que acompanhará as crianças e a alimentação a ser oferecida.