Grande Curitiba

Guarda Municipal de Araucária conta com 20 novas viaturas Jeep Renegade

Veículos já foram adesivados e estão circulando pelos bairros da cidade
8 de novembro de 2022 às 15:55
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal de Araucária (GMA) recebeu mais 10 viaturas novas, agora são 20 Jeep Renegade à disposição da corporação para fazer rondas pela cidade. Esses veículos (1.3 turbo, 280 cv) estão substituindo as viaturas antigas e já estão adesivados com a identificação da Guarda Municipal.

As novas viaturas, maiores e mais altas, possuem mais estabilidade e facilitam o acesso em terrenos irregulares. Elas foram locadas por um período de 2 anos, uma vantagem para os órgãos públicos, pois quando os carros precisam de manutenção, a empresa responsável já dá encaminhamento ao que for necessário, sem que a Prefeitura precise abrir novo processo licitatório para cada item.

De acordo com o comando da GMA, a modalidade de locação é bastante útil nesse caso, pois as viaturas rodam pela cidade inteira por muitas horas e em certas ocasiões fazem acompanhamento tático (perseguição), o que desgasta bastante os veículos. O compartimento de presos também oferece mais segurança aos guardas, já que é possível fixar as algemas dos presos em uma grade, impedindo que os capturados fiquem soltos ou se debatam.

Ainda há mais viaturas previstas

Além das viaturas próprias que a Guarda Municipal já possui e as 20 novas locadas, está em andamento a aquisição de mais 15 veículos modelo Renault Duster e 2 caminhonetes Nissan Frontier. As Nissan Frontier estão na linha de pintura e podem ser entregues ainda este ano. Essas caminhonetes devem ser utilizadas pela equipe das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU)* a ser reativada no município. Também estão sendo licitadas mais 12 motos.

* A ROMU é responsável por patrulhamentos especializados, que exigem preparo para determinadas ações de risco. O grupamento ROMU visa amparar as viaturas que rondam diariamente as ruas do município, servindo de suporte para situações que exijam maior efetividade e condutas especificamente ostensivas, parecidos inclusive com grupos táticos da Polícia Militar, tais como a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), uma vez que são equipadas com armas longas (de maior calibre).