Grande Curitiba

BAIRRO LIMPO: Prefeitura vai realizar nova coleta de materiais volumosos no Thomaz Coelho

Sofás, colchões, móveis, madeiras, fogões, pneus geladeiras e TVs são alguns exemplos de materiais volumosos que podem ser coletados
10 de novembro de 2022 às 15:27
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Por meio do programa Bairro Limpo, a Prefeitura de Araucária, uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), vai realizar nova coleta de materiais volumosos na região do Thomaz Coelho: dias 21 e 22 de novembro. Os moradores da região serão informados para que realizem faxina no quintal durante os dias 19 e 20 de novembro e separem os materiais que desejam descartar. Sofás, colchões, móveis, madeiras, fogões, pneus geladeiras e TVs são alguns exemplos de materiais volumosos. Esses materiais devem ser deixados do lado de fora da casa para que a Prefeitura recolha no dia da coleta. A faxina visa auxiliar na eliminação de focos de dengue e outras endemias. A Prefeitura já havia realizado esta grande coleta de materiais em fevereiro desse ano.

O programa mobiliza a comunidade para separar os materiais que deseja descartar e recolhe para dar o destino correto; com benefícios para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Um dos motivos do programa Bairro Limpo é apoiar a comunidade a evitar situações como o surgimento de focos de mosquitos, como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Araucária não é considerada área de infestação do Aedes Aegypti, já que os focos são detectados apenas em algumas épocas do ano (principalmente durante o período quente e úmido), mas os cuidados precisam ser constantes. O morador que queira indicar possíveis focos de mosquito pode registrar sua solicitação por meio da Ouvidoria da Saúde: [email protected] ou 0800-6437744.

COLETA AGENDADA: Moradores de outras regiões de Araucária não precisam esperar uma ação do Bairro Limpo para dar o destino correto a materiais volumosos. A Prefeitura realiza também a coleta agendada. Basta solicitar a coleta pelo telefone (41)3614-7480 que uma equipe vai até a residência. A Prefeitura não recolhe material de construção (caliça), mas a equipe de Meio Ambiente pode orientar o morador, que é o responsável legal em dar o destino correto a esse tipo de material, pelo telefone citado.