Araucária recebe oficina regional sobre alimentação escolar

COM ASSESSORIAS – Araucária recebeu, nesta semana, uma oficina regional do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE-UFPR). No Anfiteatro da Prefeitura, o evento teve como tema “Ambiente Escolar como promotor da saúde”. E reuniu, além de Araucária, representantes de Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Lapa, Campo Magro, Rio Negro, Contenda, Mandirituba e Agudos do Sul. A oficina regional visa proporcionar um encontro entre os atores sociais de municípios da região para atualização, troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de forma prática e participativa.
O CECANE-UFPR é uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e instituições federais de ensino superior para o desenvolvimento de ações de apoio técnico de ensino, pesquisa e extensão para a melhoria da execução do PNAE. Na ocasião da oficina, a equipe do Departamento de Alimentação Escolar de Araucária apresentou informações sobre as atividades realizadas em 2021 e 2022.
Em Araucária, a alimentação escolar, além de um direito da criança, é vista como parte imprescindível para o desenvolvimento dos estudantes. Oferecer opções diversificadas, naturais e menos produtos industrializados, é possibilitar o desenvolvimento, crescimento e formação de práticas saudáveis, além de terem a oferta de alimentos que cubram suas necessidades nutricionais e a descoberta de novos sabores.
NOVIDADE – Neste ano, uma das ações da Secretaria de Educação (SMED) dentro da área de alimentação escolar foi o lançamento do e-book ‘Merendicas’, com diversas receitas que estão vinculadas ao cardápio previsto para a alimentação escolar. O material produzido teve por objetivo apoiar as cozinheiras e merendeiras que trabalham nas unidades educacionais municipais. Na relação de receitas salgadas e doces do e-book também constam algumas pensadas para pessoas com restrições alimentares. O e-book foi tão bem recebido que está à disposição para os pais fazerem download na página da Alimentação Escolar, que está no site da Prefeitura.
Os cardápios da alimentação escolar de Araucária são produzidos por nutricionista e estão no portal da Prefeitura na internet (www.araucaria.pr.gov.br). Eles levam em conta as necessidades nutricionais estabelecidas, separados por faixa etária. É sempre importante destacar que a preocupação maior é garantir que a alimentação seja saborosa e saudável, valorizando os produtos in natura e priorizando os alimentos regionais.
A aquisição de produtos da agricultura familiar local fortalece a economia local e incentiva o consumo dos produtos in natura nas unidades educacionais. Seguindo a resolução n° 06/2020 do CD/FNDE e leis federais 11.326/2006 e 12.512/2011, deve-se adquirir 30% da verba enviada ao município com produtos de agricultores familiares para alimentação escolar. O credenciamento de produtores rurais (incluindo associações) para fornecimento de produtos destinados à alimentação escolar ocorre a partir do início de cada ano.