Grande Curitiba

Profissionais registrados no Crea-PR podem fazer cursos de capacitação de forma gratuita

Engenheiros, agrônomos, geocientistas, acadêmicos e funcionários do Crea-PR podem fazer qualquer curso disponível no Pro-Crea 2.0, a custo zero
5 de janeiro de 2023 às 11:29
Claudemir Marcos Prattes: “Uma das preocupações do Crea-PR é disponibilizar cursos atuais que atendam às demandas do mercado”. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Profissionais registrados regularmente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), acadêmicos dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências membros do CreaJr-PR, e funcionários da autarquia têm direito a dezenas de cursos gratuitos de capacitação em áreas específicas como gestão de pessoas, soft skills, inovação, projetos, resolução de conflitos, comunicação, gestão de redes sociais, entre outros. Os cursos estão disponíveis na plataforma Pró-Crea 2.0, que pode ser acessada online, a qualquer tempo, e são boas pedidas para quem quer começar 2023 atualizando conhecimentos técnicos e aperfeiçoando habilidades para o mercado de trabalho.

As ofertas são fruto de investimentos do Crea-PR em capacitação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais, acadêmicos e funcionários da instituição. Também são realizadas parcerias com Entidades de Classe do Sistema Confea/Creas, com a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Cooperativa de Crédito CredCrea e a Associação Brasileira de Cimentos Porthland.

Um dos lançamentos da plataforma é o curso Introdutório para BIM. Em português, BIM significa Modelagem de Informação da Construção. Consiste em um software utilizado por engenheiros como base do trabalho de criação e gerenciamento de informações de um projeto. O programa permite a integração de dados para formar uma representação digital de um recurso, desde o planejamento até a construção. É um dos mais modernos disponíveis no mercado, que vem transformando a indústria da construção civil. Outra novidade que acaba de entrar na lista do Pró-Crea é “Formação de Preços para Serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências”. Nele, o profissional aprenderá conceitos fundamentais sobre orçamentos que vão auxiliá-lo no ofício. “Uma das preocupações do Crea-PR é disponibilizar cursos atuais que atendem às demandas do mercado, possibilitando que o profissional seja competitivo”, explica o gerente Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Desde o relançamento da plataforma de ensino, em 2019, mais de 15 mil inscritos já desfrutaram dos conhecimentos ofertados gratuitamente. Em 2022, foram mais de 7 mil inscritos em 40 cursos disponibilizados. A expectativa é lançar mais de 25 novos cursos em 2023. “Já temos a lista de 10 cursos que serão lançados no primeiro semestre deste ano. São eles: Agricultura 4.0; Administração Pública; Planejamento Urbano; Geocast; Marketing Pessoal e de Serviços; Fiscalização do Sistema Confea/Creas; Startups e Empreendedorismo; Redação Corporativa; Médotos Ageis e SCRUM; e Internet das Coisas (IoT).

Segundo Prattes, atualmente, os cursos mais procurados são “Ferramentas da qualidade” e “Microgeração de energia solar”. O primeiro fornece conhecimentos que possibilitam a compreensão da coleta, processo e disposição de informações visando melhoria dos processos produtivos, e o segundo versa sobre o processo para o dimensionamento de um sistema de microgeração de energia solar, abrindo oportunidades de trabalho e geração de negócios no segmento de energia fotovoltaica. “As aulas são ministradas em vídeos de curta duração, com professores de didática dinâmica e agradável. O conteúdo de apoio também é disponibilizado gratuitamente”, acrescenta.

Outros cursos que têm boa procura são os de soft skills, que compreendem as habilidades relacionadas ao comportamento humano. Em geral, profissionais das áreas de exatas carecem dessas disciplinas na formação universitária e podem desenvolvê-las através dos cursos do Pró-Crea. “O objetivo é desenvolver habilidades importantes e necessárias frente a um mundo contemporâneo cada vez mais exigente”, afirma Prattes. Os ingressantes podem escolher “Administração do Estresse”, onde aprenderão sobre os sintomas e consequências fisiológicas do transtorno, autoconhecimento, performance, recuperação, burnout, relaxamento e alimentação. O curso “Gestão de Equipes e Conflitos” possibilita o aprendizado de técnicas para administração de conflitos, origens do mesmo, esclarecimentos sobre assédio moral e impactos pessoais e estruturais. Outra opção bastante procurada é a de “Comunicação Digital e Gestão de Redes Sociais”. “Hoje, temos diversos profissionais que divulgam o trabalho no Instagram e Linkedin, por exemplo, produzem conteúdo de valor, ministram cursos e constroem uma imagem de relevância e importância na internet. Esse curso apresenta conceitos do marketing, auxiliando o profissional na mensuração de resultados, leitura de métricas e crescimento do negócio”, explica Prattes.

A lista completa de cursos do Pró-Crea 2.0 está disponível em moodle.crea-pr.org.br.