Grande Curitiba

Araucária possui Centro Cultural dedicado à memória do Holocausto

O Centro Cultural Moisés Jakobson fica no Parque Romão Wachowicz
26 de janeiro de 2023 às 11:50
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Este 27 de Janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O que muita gente pode não saber é que Araucária abriga um espaço dedicado à memória desse triste fato histórico. O Centro Cultural Moisés Jakobson fica ao lado do Memorial Polonês e apresenta dados históricos e humanos sobre o holocausto e ressalta a importância de preservar a memória e educar as gerações atuais e futuras sobre os eventos que levaram a este trágico capítulo da nossa história, justamente, para que fatos como este não se repitam. A entrada é gratuita.

O Memorial foi criado em homenagem ao sobrevivente do holocausto Moisés Jakobson, natural da Polônia. Ele tinha apenas 13 anos quando a casa da sua família foi invadida por soldados alemães. Ele, assim como o resto dos familiares, foi feito prisioneiro, enviado para diversos campos de concentração e passou os 6 anos lutando pela sobrevivência. Chegou a ficar cego de um olho durante um dos castigos. Nos campos, trabalhou construindo poços, oleiro e abrindo estradas. Depois de liberto, teve de lutar para reconstruir a sua vida. De toda sua família, além dele, apenas um irmão sobreviveu. Em 1953, decidiu vir para o Brasil, como não conseguiu um visto, foi para a Bolívia, onde, após alguns meses trabalhando em uma madeireira, pegou um barco e conseguiu chegar ao país. Moisés se casou e teve três filhos. Ele dedicou-se à filosofia retratando a própria história por meio de livros e palestras até o final de sua vida, em 2015, aos 89 anos.

ACERVO – Parte do espaço é dedicado à memória de Jakobson, com pertences reunidos durante sua vida, dentre eles, a Estrela de Davi que levava ao braço durante a guerra, identificando-o como judeu. A outra parte reúne obras de artistas plásticos do Paraná que relembram três artistas mortos no Holocausto: Anne Frank (letras), Władysław Szpilman (música) e Felix Nussbaum (artes plásticas). Além das obras, o espaço também concentra algumas atividades de alunos do Colégio Estadual Ana Kava, tais como cartas que os estudantes escreveram à Anne Frank, reagindo à sua história.

O Memorial Judaico de Araucária Moisés Jakobson integra o complexo do Memorial da Imigração Polonesa Parque Romão Wachowicz, que desde 1995 relembra a chegada de milhares de poloneses na região. Além de preservar e compartilhar a história do Holocausto, o museu também serve como um lembrete poderoso da importância da tolerância e do respeito pelos direitos humanos. Ele também é um espaço para reflexão e meditação, e um lugar para homenagear as vítimas e os sobreviventes do Holocausto.

O espaço, localizado na Avenida Centenário, no São Miguel, n°1105. Fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Grupos devem agendar a visita para ter um atendimento com o monitor do local. O Memorial Polonês, que fica ao lado, também atende nesses mesmos dias e horários. Mais informações e agendamento de visita em grupo pelo (41) 3643-7233.