Mostra com obras de artistas com TEA fica na Câmara de Curitiba até dia 4 de maio

COM ASSESSORIAS – Como os artistas com o transtorno do espectro autista (TEA) enxergam o autismo? Essa é a proposta da exposição itinerante “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas”, que desembarcou, nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A mostra inédita, organizada pela Gibiteca de Curitiba, pode ser visitada até o dia 4 de maio.
Com entrada gratuita, a atividade faz parte das ações do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. A mostra está instalada na portaria do anexo 2 da CMC, com entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto. As obras são assinadas por artistas de diferentes graus de suporte de TEA, de diversos estados brasileiros.
Desde o seu lançamento, no Abril Azul de 2022, a Câmara de Curitiba é o 15º lugar a receber a exposição. Presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, o vereador Pier Petruzziello (PP) foi quem intermediou a ação. Nesta quarta, durante a sessão plenária, ele agradeceu ao presidente Tico Kuzma (PSD) e à Mesa Diretora por terem aberto as portas da instituição à mostra da Gibiteca de Curitiba. Autor de leis voltadas à temática, o parlamentar destaca o protagonismo da pessoa com TEA.
“É uma exposição inédita dentro da proposta de ter artistas autistas falando do espectro autista, cada um falando de um viés diferente, cada um com um discurso dentro da sua obra. A gente tem quadrinistas, ilustradores, fotógrafos”, explica o coordenador da Gibiteca de Curitiba e do Estúdio Riachuelo, o quadrinista Fulvio Pacheco.
Pacheco conta que a mostra já passou por diferentes locais do país. “Ela foi até para o ‘Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva’, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e agora está aqui, na Câmara Municipal”, disse o quadrinista, que é um dos autores das obras da exposição e também dos livros “Relatos autistas” e “Relatos azuis”, sobre o TEA. “A exposição vai ficar aqui de hoje, 22 de abril, até o dia 4 de maio. Venham conferir!”, convidou.
Além da Gibiteca de Curitiba, a organização da mostra itinerante “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas” reúne o núcleo paranaense da Associação Brasileira de Pessoas Autistas (Abraça), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Departamento da Pessoa com Deficiência da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Comunicação Social.
Serviço: Exposição “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas”
Local: Câmara Municipal de Curitiba – portaria do anexo 2
Data: de 22 de abril a 4 de maio
Horário: das 8h às 18h
Entrada: gratuita
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba