Grande Curitiba

Diretores de unidades educacionais participam de formação continuada antes do início das aulas

A formação, que começou no dia 26 e segue até 31/01, tem um amplo repertório de conteúdos a fim de contribuir para a qualificação do gestor escolar
27 de janeiro de 2023 às 12:20
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Para que o início do ano letivo ocorra da melhor maneira possível, a Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) vem realizando uma série de preparativos importantes. Entre eles está a formação continuada para diretores e diretores auxiliares de todas as unidades educacionais vinculadas à rede municipal de ensino. A formação, que começou no dia 26 e segue até 31/01, tem um amplo repertório de conteúdos a fim de contribuir para a qualificação do gestor escolar. Esse grupo de diretores tem 103 representantes e foi escolhido em um processo com votação pela comunidade escolar local.

Os dias de formação são importantes para que os diretores conheçam melhor sobre os processos internos da SMED, para dar o encaminhamento correto às demandas que possam surgir nas unidades. Questões relacionadas aos Planos Nacional e Municipal de Educação; as Instruções Normativas, pareceres e resoluções do Conselho Municipal de Educação; os processos sobre a área de gestão de pessoas e os profissionais terceirizados estão na programação desses dias.

Mas a gestão da unidade educacional vai muito além de organizar o fluxo de pessoas ou do conteúdo programático das aulas. Por isso, a formação continuada é importante para reforçar os processos de gestão democrática, valores como a gestão colaborativa e a efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Além de poder trocar experiências com outros diretores, a formação também proporciona saber mais sobre a garantia de direitos de crianças e adolescentes, sobre a Rede de Proteção de crianças e adolescentes no município (a qual os profissionais de Educação fazem parte), sobre questões relacionadas à saúde, diversidade e cultura inclusiva escolar.