Grande Curitiba

Unidade de Saúde Tupy vai abrir neste sábado (11) com diversos serviços

Ação faz parte do Projeto GIS, um modelo de gestão descentralizada que aproxima a população das políticas públicas do SUS
10 de fevereiro de 2023 às 16:50
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Unidade de Saúde São José no Tupy recebeu nesta semana o Projeto de Gestão Itinerante da Saúde (GIS). Para encerrar as atividades da semana, neste sábado (11) a Unidade vai abrir as portas das 09h às 16h para atender a comunidade com diversos serviços, sem ser necessário o agendamento de horário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os serviços que serão oferecidos no sábado estão: consultas médicas e de enfermagem, estratificação de: risco de saúde mental, diabetes, hipertensão e do risco do idoso, consulta e avaliação para gestantes, coleta de preventivo, avaliação odontológica e para diagnóstico de câncer bucal.

Além disso, haverá distribuições de kit para escovação dental, vacinação, pesagem com avaliação nutricional, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, verificação de pressão arterial e teste de glicemia. No sábado a Unidade também vai realizar atualizações cadastrais, auriculoterapia, orientações sobre tabagismo, roda de conversa com a psicologia e grupo de atividades de prevenção (cuidado com a coluna). As equipes também estão preparando uma série de atividades recreativas para o dia.

O GIS

O projeto nasceu com o objetivo de aproximar as necessidades da população das políticas públicas por meio da integração entre a gestão, servidores e a comunidade. É um modelo de gestão descentralizada, ou seja, os gestores vão até as unidades de saúde, identificam os processos de trabalho realizados, avaliam seus impactos, corrigem e padronizam as fragilidades encontradas.

A Unidade de Saúde São José, no Tupy, foi a primeira a receber o GIS que será realizado em outras UBS´s a partir do próximo mês.