São José dos Pinhais realiza 3ª Caminhada do Meio-Dia contra o Feminicídio

COM ASSESSORIAS – Uma mobilização simbólica e necessária está marcada para o dia 22 de julho, terça-feira, em São José dos Pinhais. A cidade participa da 3ª Caminhada do Meio-Dia: Paraná Unido contra o Feminicídio, uma iniciativa estadual que chama a atenção para a gravidade da violência de gênero e homenageia mulheres vítimas do feminicídio. A ação local será promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov) e da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres.
A concentração será às 11h, em frente à Catedral de São José dos Pinhais (Praça Oito de Janeiro, s/n.º), com saída da caminhada ao meio-dia. O trajeto segue até o Teatro Municipal Ernani Zétola, na Rua XV de Novembro, n.º 1800 – Centro. Roupas brancas são sugeridas durante a caminhada, como símbolo de paz e união.
Mais do que um ato simbólico, a caminhada é um chamado à sociedade para refletir, se posicionar e colaborar na construção de um ambiente seguro e livre de violência para todas as mulheres.
“É nossa responsabilidade, como poder público, amplificar a voz das mulheres e garantir que nenhuma se sinta sozinha diante da violência. Iniciativas como essa incentivam e contribuem para a luta contra a violência de gênero”, destaca a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.
A ação integra a Campanha Estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, instituída pela Lei Estadual nº 21.926/2024 – Código da Mulher Paranaense, que estabeleceu 22 de julho como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data lembra o assassinato da advogada Tatiane Spitzner, morta pelo marido em 2018, em Guarapuava.
Feminicídio: uma realidade que precisa ser enfrentada
De acordo com o Mapa de Segurança Pública de 2025, divulgado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), quatro mulheres são mortas por dia no Brasil em contextos de violência doméstica e familiar. O 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que 64,3% dos feminicídios ocorrem dentro da casa da vítima.
No Paraná, foram 109 casos de feminicídio em 2024, um crescimento de 34,6% em relação a 2023, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). O Laboratório de Estudos de Feminicídios aponta que, só em 2024, foram 99 registros de mortes violentas, sendo 40 feminicídios consumados. A maioria ocorre em madrugadas e finais de semana, reforçando a ligação com a violência doméstica.
Serviço
Evento: 3ª Caminhada do Meio-Dia – Paraná Unido contra o Feminicídio
Data: 22 de julho (terça-feira)
Horário: Concentração às 11h | Saída às 12h
Local de saída: Catedral de São José dos Pinhais (Praça Oito de Janeiro, s/n)
Destino: Teatro Municipal Ernani Zétola (Rua XV de Novembro, 1800 – Centro)