Grande Curitiba

NOVIDADE: Unidades educacionais terão o suporte de 150 cuidadores terceirizados

Interessados devem ir ao SINE Araucária nesta sexta (17). Ensino médio completo e curso de formação (completo ou estudando) na área de cuidador de crianças ou cuidador infantil e cuidador de pessoas com deficiência estão entre os requisitos
15 de fevereiro de 2023 às 12:18
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Sempre objetivando a melhoria no atendimento das unidades da rede municipal de ensino de Araucária, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), finalizou a contratação de uma empresa que fornecerá 150 profissionais terceirizados para serem cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência. O apoio desses terceirizados será diretamente nas unidades educacionais e visa ações de cuidado como alimentação, higiene pessoal e locomoção. O profissional deverá ter curso de formação na área de cuidador de crianças ou cuidador infantil e/ou cuidador de pessoas com deficiência.

A responsabilidade pela contratação desses profissionais é exclusiva da empresa contratada pela Prefeitura. Mas a Agência do Trabalhador/SINE Araucária fará o processo de encaminhamento de candidatos (para entrevista com a empresa) que se enquadrem em todos os requisitos necessários para a vaga. O salário previsto é de R$ 1.454,54, mais vale alimentação. O transporte do terceirizado é por conta da empresa contratante.

São requisitos básicos: Ter ensino médio completo; pertencer ao quadro de empregados da Contratada; ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado; Ter 18 anos completos ou mais; ter (ou estar participando) curso de formação na área de cuidador de crianças ou cuidador infantil e cuidador de pessoas com deficiência com carga horária mínima de 100 horas; atestado de aptidão física e mental; certidão negativa de antecedentes criminais. Os interessados devem ir ao SINE Araucária nesta sexta-feira (17) e, na ocasião, comprovar ter os requisitos solicitados. Somente os que estão no perfil solicitado é que serão encaminhados para entrevista com a empresa contratante. O atendimento no SINE Araucária inicia às 7h30.

APOIO IMPORTANTE
– Esses novos profissionais para as unidades educacionais do município farão o acompanhamento individualizado de crianças/jovens/adultos que necessitem de apoio específicos de alimentação, higiene e/ou locomoção durante o período de atendimento educacional. Como ressalta a SMED, há alguns casos, por exemplo, de alunos que passam por alimentação enteral por gastrostomia em períodos que coincidem com o horário de aula ou atendimento. Neste caso, o cuidador fará esse acompanhamento do início ao fim do procedimento.

Outro benefício da chegada desses novos profissionais é a oportunidade de reorganizar a atuação de profissionais nas unidades. Por vezes, professores faziam a função de cuidar da locomoção em vez de estar em funções diretamente relacionadas ao processo de ensino na unidade. Com esses terceirizados, os professores podem voltar a atuar no ensino de novas turmas (principalmente de educação infantil).

VÁRIAS ÁREAS
– Até então, são quase 900 trabalhadores terceirizados que já chegaram para melhorar a organização da rotina de unidades educacionais. São profissionais de limpeza, motoristas e monitoras, auxiliares de biblioteca (para escolas), merendeiras, inspetores de alunos e profissionais de lavanderia (para CMEIs). Em várias dessas situações, ter um profissional específico para a atividade era uma solicitação antiga da comunidade escolar e que foi atendida pela Prefeitura.

A Agência do Trabalhador/SINE Araucária fica localizada no prédio da Secretaria de Trabalho e Emprego na rua Álvaro Linhares Ehlke, nº 333, Sabiá. Outras dúvidas: (41) 3643-4180.