Grande Curitiba

Araucária e Karlsruhe assinam acordo de cooperação em educação, desenvolvimento social e energia renovável

Delegação alemã busca cooperação com Araucária para impulsionar o desenvolvimento sustentável mútuo
6 de março de 2023 às 12:21
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), recebeu na sexta-feira (03), a visita da delegação de Karlsruhe, na Alemanha. O objetivo da visita foi consolidar o projeto de Cidades Co-irmãs de Araucária e Karlsruhe, bem como a assinatura do protocolo de intenções e cooperação nas áreas de educação, desenvolvimento social e energia renovável.

A comitiva alemã foi recebida, pela Secretária de Assistência Social Leonice Lara Lacerda e pela vice-prefeita Hilda Lukalski Seima, que representou o prefeito Hissam Hussein Dehaini. Durante a recepção, a vice-prefeita fez um breve discurso de boas-vindas aos visitantes alemães e expressou seus votos de sucesso para o evento. O encontro foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal.

A delegação alemã foi composta por dez pessoas, entre elas o Ragnar Watteroth, chefe do Departamento de Finanças e Investimentos do Distrito de Karlsruhe, Holger Benz, chefe do Departamento de Mobilidade e Participações, Aline Bader, coordenadora de projetos do Departamento de Mobilidade e Participações, Birgit Schwegle, gerente da Agência Ambiental e de Energia Distrito de Karlsruhe Ltda, Moritz Tretter, coordenadora de projetos da Agência Ambiental e de Energia Karlsruhe Ltda, Prof. Dr. Marco Braun, da Universidade Karlsruhe, Olaf Strotkötter, administração/procurador da Associação de Transporte de Karlsruhe Ltda, Ewald Stirner, representante de Baden-Württemberg no Brasil, Priscila Loro Milan, suplente do representante de Baden-Württemberg no Brasil, e Petra Zimmermann, intérprete. Além da delegação de Karlsruhe, estiveram presentes diversas autoridades locais, incluindo representantes de empresas e organizações.

No evento em questão, o principal objetivo foi estabelecer parcerias e discutir estratégias para promover o desenvolvimento social e educacional em várias áreas, foram discutidas possíveis colaborações e cooperações entre os países, a fim de trocar conhecimentos e ideias para alcançar objetivos em comum. Na ocasião, a Secretária de Assistência Social, Leonice Lacerda, fez uma apresentação sobre a importância das relações interpessoais e apresentou um plano de ação para promover o desenvolvimento social e sustentável da cidade de Araucária, com base em diretrizes educacionais. Além disso, foi enfatizado que a cidade possui uma rica história e é um importante centro econômico no Estado, com forte presença industrial que gerou uma arrecadação de R$ 42,5 bilhões em 2021. Para ilustrar esses pontos, um vídeo sobre a cidade foi exibido, destacando o compromisso da comunidade em trabalhar juntos para alcançar tais objetivos.

A delegação alemã expressou grande interesse em colaborar com a cidade de Araucária. O chefe do Departamento de Finanças e Investimentos do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, enfatizou a importância da parceria entre os dois países e destacou a produtividade da visita. Ele ressaltou que há muitas oportunidades de cooperação e que estão entusiasmados em trabalhar em conjunto com o município para promover o desenvolvimento em diversas áreas. “Essa parceria é um importante passo para o fortalecimento das relações entre Brasil e Alemanha”, expressa.

O protocolo de intenções e cooperação firmado entre as cidades de Araucária e Karlsruhe marca um importante avanço no desenvolvimento sustentável das regiões. A cooperação internacional é essencial para o fortalecimento das relações entre países e para o desenvolvimento sustentável das cidades. Ragnar Watteroth, expressou sua satisfação com a assinatura do protocolo de intenções e cooperação, e destacou a importância da troca de experiências e conhecimentos entre as cidades. “Estamos muito satisfeitos em assinar esse protocolo de intenções e cooperação com a cidade de Araucária”, comenta Watteroth.

Com essa parceria, espera-se melhorar a mobilidade urbana em Araucária, tornando-a mais sustentável e desenvolvida socialmente. A colaboração mútua entre as Cidades-Irmãs tem sido fundamental para o sucesso do projeto, permitindo a troca de experiências e conhecimentos entre diferentes culturas e países. Essa parceria, representa um importante passo para o fortalecimento das relações entre Brasil e Alemanha, e para o desenvolvimento sustentável das regiões envolvidas.