Grande Curitiba

Sede do Centro de Referência para Atendimento à Mulher em Situação de Violência será inaugurada dia 15

A nova estrutura fica localizada na Rua Lourenço Jasiocha - perto da Secretaria de Educação
9 de março de 2023 às 12:18
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As mulheres de Araucária vão ganhar neste mês mais um reforço para que a garantia de seus direitos seja respeitada. No dia 15, às 10h, a sede própria do Centro de Referência para Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) vai ser inaugurada. O serviço já existe na cidade desde 2018, porém ainda não tinha seu espaço próprio. A nova estrutura fica localizada na Rua Lourenço Jasiocha (perto da Secretaria de Educação).

O novo prédio do CRAM é de suma importância, uma vez que a equipe vai ter um espaço mais adequado para atender com qualidade as mulheres vítimas de violência, que é o público-alvo. Já houve aumento da equipe considerando o novo equipamento, e, inclusive terá uma equipe da Patrulha Maria da Penha e uma sala da OAB que fará atendimento jurídico na sede. Importante salientar que na Região Metropolitana de Curitiba não tem equipamento igual a esse, somente a Casa da Mulher Brasileira (CRAM Estadual) – que fica na capital.

A estrutura nova do CRAM terá salas de atendimento, recepção, salas de reunião, refeitório e espaço adequado para as crianças durante o período de atendimento das mães. Para execução da obra do novo prédio de 600m² foi investido cerca de R$ 1,9 milhão (sendo aproximadamente R$ 1,4 milhão de recurso do Poder Judiciário, previamente destinado a este fim, e o restante contrapartida da Prefeitura de Araucária). Atualmente os atendimentos do CRAM estão sendo realizados no Centro de Convivência.

O CRAM de Araucária orienta sobre direitos, presta acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando acompanhamentos psicossociais, além de fazer encaminhamentos para o mercado de trabalho e jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher. Também faz direcionamentos pertinentes para registro de Boletim de Ocorrência e solicitações de medidas protetivas. O telefone do serviço é o 3614-1507.