Grande Curitiba

Em 1ª etapa, Educação capacita 120 brigadistas; até 1.111 servidores da Prefeitura participarão de treinamento

A ampla formação para atuar em situações como incêndio ou primeiros socorros teve início com turmas de servidores das unidades educacionais; todas as unidades terão pessoas capacitadas
23 de maio de 2023 às 12:30
(Foto: divulgação/SMED)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária iniciou um processo para a capacitação de até 1.111 servidores em brigadistas nas suas estruturas de trabalho. A ampla formação para atuar em situações como incêndio ou primeiros socorros teve início com turmas de servidores das unidades educacionais; todas as unidades terão pessoas capacitadas. Na primeira etapa, iniciada em maio, foram formados 120 brigadistas de diversas unidades da Educação. A formação une conteúdo teórico a atividades práticas. Os participantes são avaliados e recebem certificação.

Vale a pena destacar alguns pontos do conteúdo do curso. Os participantes aprendem sobre as atribuições e responsabilidades sobre ser um brigadista. Há informações sobre como entender o processo de combustão (queima), técnicas de prevenção a incêndios, bem como métodos de extinção do fogo e equipamentos necessários (incluindo os de proteção individual). Os procedimentos sobre abandono de área quando há risco e situações relacionadas à saúde e segurança das pessoas (problemas nas vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar, estado de choque, fraturas, queimaduras, AVC, infarto, entre outros) também fazem parte do conteúdo.

A formação é o início do processo de implantação da brigada em cada edificação ou estabelecimento vinculado à Prefeitura, com previsão de simulados de abandono (parcial ou completo) do local, com participação de todos que nele estejam. Esse trabalho seguirá as normas técnicas vigentes sobre o tema. Os servidores participantes são divididos por turmas e as formações devem seguir até o mês de agosto.