Grande Curitiba

Casa das Palavras Brincantes de Araucária promove a Semana do Brincar

Essa iniciativa destaca a importância das atividades lúdicas e leituras na formação das crianças
24 de maio de 2023 às 12:15
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Casa das Palavras Brincantes, espaço da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), está promovendo a Semana do Brincar, um evento que destaca a importância dessa atividade no processo de desenvolvimento infantil.

Durante toda a semana a Casa oferecerá uma série de brincadeiras, como cabelo maluco, pintura na mão ou no rosto, circo e contação de história. Além disso, o espaço conta com uma cama elástica e piscina de bolinhas, cedidos pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), que proporcionam momentos de diversão e aprendizado para as crianças. Esses brinquedos contribuem para o desenvolvimento motor e social dos pequenos, estimulando o equilíbrio, a coordenação e a interação com outras crianças.

A Semana Mundial do Brincar, realizada anualmente no mês de maio, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância. Durante essa semana, pessoas, coletivos e organizações são incentivados a criar e realizar atividades lúdicas em diferentes espaços, como praças, parques públicos, escolas, centros culturais e universidades. Essa campanha vai além de um simples evento, sendo uma oportunidade de engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre o direito ao brincar.

Portanto, a Casa das Palavras Brincantes, desempenha um papel essencial ao proporcionar um espaço de lazer, aprendizado e estimulação para as crianças. Por meio de brinquedos, livros e atividades lúdicas, contribui para o desenvolvimento integral dos pequenos, estimulando sua imaginação, criatividade e interação social.

Casa das Palavras Brincantes

A Casa das Palavras Brincantes, localizada no Parque Cachoeira, é um espaço dedicado à leitura, empréstimo de livros, brinquedos e atividades artísticas. Seu acervo diversificado inclui livros infantis, infantojuvenis e também para adultos. Além disso, as crianças podem participar de atividades de pintura, estimulando sua criatividade e habilidades artísticas.

A Casa das Palavras Brincantes também está aberta para atender escolas e agendar atividades que envolvam as crianças. O empréstimo de livros é fácil e acessível, com um simples cadastro que permite levar até três livros para casa por vez. Após a leitura, os livros podem ser devolvidos e outros podem ser retirados, proporcionando um acesso contínuo à leitura.

O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, e aos domingos, das 13h00 às 17h00.