Grande Curitiba

Alunos da área rural de Araucária assistirão peça de teatro sobre saúde ambiental

Serão 48 apresentações que ocorrerão na área rural em CMEIs, escolas e colégios
30 de maio de 2023 às 17:04
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Visando proporcionar aos alunos das escolas rurais de Araucária conhecimento sobre a melhoria e preservação da qualidade da água, de forma lúdica, teatral e participativa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA), de Saúde (SMSA) e Secretaria Municipal de Educação de Araucária estão colocando em prática o projeto “Arte e Vida: as contribuições do teatro para a percepção e ações com vistas à saúde ambiental”.

Nesta terça-feira (30), o projeto foi lançado na Escola Professora Andréa Maria Scherreier Dias, com alunos do 1º e 2º ano. A iniciativa que inicialmente seria restrita à região da Bacia do Rio Faxinal, foi estendida para toda área rural de Araucária: escolas, colégios e CMEIs, incluindo a APAE – serão 48 apresentações no total.

Por meio do projeto, foi feito um diagnóstico para levantar questões de saúde ambiental, dúvidas e principais problemas na área rural com relação à preservação de recursos hídricos e o resultado é apresentado por meio de apresentação teatral em dois momentos: primeiramente o que foi identificado como problema e, na sequência, soluções.

Edital da FUNASA

Em 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, elaboraram e inscreveram o projeto “Arte e Vida: As contribuições do teatro para a percepção e ações com vistas à Saúde Ambiental” para o edital de chamamento da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que na época selecionava projetos de educação em saúde ambiental voltados para a população residente nas áreas rurais visando a promoção e a proteção da saúde, a sustentabilidade das ações e serviços de saneamento e de saúde ambiental. O resultado foi a contratação de uma companhia de teatro para executar o projeto no município.