Grande Curitiba

Aliel se reúne com direção da CNBB e busca unir ações

Deputado esteve com o secretário geral da Confederação para falar de ações conjuntas entre a Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos e a Pastoral da Pessoa Idosa
1 de junho de 2023 às 07:38

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PV-PR), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), da Câmara dos Deputados, e o vice-presidente, Castro Neto (PV-PI), se reuniram nesta quarta-feira, 31, com o secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers. O objetivo da visita foi alinhar possíveis ações conjuntas da Cidoso e da Pastoral do Idoso.

“Dom Ricardo tem um trabalho muito lindo na Igreja e tem agora um grande desafio de estar à frente da maior organização religiosa do país. Nossa conversa foi sobre a defesa do direito da pessoa idosa e as ações em conjunto que podemos fazer com a CNBB, inclusive uma agenda junto ao Vaticano. Falamos sobre a Pastoral da pessoa idosa, que faz um trabalho muito importante”, destacou Aliel.

O deputado Castro Neto também falou sobre a importância de discutir o tema com a CNBB. Para ele, é um assunto que precisa englobar toda a família. “Estamos aqui com Dom Ricardo discutindo sobre a relação da pessoa idosa, mas não só isso, também de toda a família. A interação do adolescente, das crianças com o idoso. Devemos fazer uma visita ao papa, para reforçar a luz sobre esse tema importantíssimo no Brasil”, revelou Neto.

Dom Ricardo agradeceu a visita e parabenizou a Comissão do Idoso pela iniciativa. “A CNBB sempre acolhe e está de portas abertas para todas as causas nobres que venham para a defesa da vida, desde a concepção à vida, até os idosos. Precisamos mudar uma mentalidade que deixa os idosos de lado. O idoso tem que ser respeitado, tem que ser protagonista. Ele tem muito a nos ensinar. Aprender com as gerações que já viveram e colaborar com um Brasil melhor”, disse Dom Ricardo.

Aliel assumiu a presidência da Cidoso no fim de março. Após ser eleito para presidir o colegiado de 22 membros titulares, o parlamentar disse que a comissão tem grande importância, não apenas para a população idosa, mas para todos os brasileiros. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a população idosa no Brasil é de mais de 30 milhões de pessoas, o que representa cerca de 15% da população do país. Ainda de acordo com o levantamento, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8% em menos de 10 anos.