Grande Curitiba

Araucária realiza evento para conscientizar e combater violência contra a pessoa idosa

Debate abordou sinais de abuso em pessoas idosas, direitos dos idosos e canais de denúncia
16 de junho de 2023 às 11:29
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Cerca de 500 pessoas estiveram no Centro de Convivência do Idoso entre os dias 14 e 15 de junho para participar de uma roda de conversa para conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa – dentro da campanha Junho Violeta. Os participantes foram encaminhados pelos 8 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Durante a conversa, foi debatido sobre sinais de abuso em pessoas idosas, direitos dos idosos e canais de denúncia.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial. Existindo várias formas de violência, como: abandono, negligência, abuso financeiro e violência sexual.

O promotor Alexandre Ribas Paiva reforçou que é obrigação da família, da comunidade e da sociedade, bem como do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da pessoa idosa.

Os canais oficiais para denúncias são: Disque Idoso Paraná 0800 141 0001, Disque 100, unidades de Assistência Social e da Saúde, Promotoria do Idoso, Conselho do Idoso, Guarda Municipal de Araucária (tel 153) e Polícia Militar (tel 190).

Amparo CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Araucária (CREAS) auxilia pessoas que passaram por situação de violação de direitos de diversas maneiras. Pelo serviço há acompanhamento familiar, busca ativa por família e responsável, encaminhamentos para rede de serviços, fortalecimento de vínculos, orientação sociojurídica, articulação com políticas e órgão do sistema de garantia de direitos, pedido de medida protetiva e articulações com o judiciário. Faz ainda encaminhamento para acolhimento institucional. Endereço CREAS: Rua Felix Klechovicz, 555 – Pequim. Telefone: 3614-1497