Grande Curitiba

Profissionais da Educação passam por formação sobre doenças respiratórias

Ao longo do ano, outras formações, presenciais ou on-line, ocorrem por meio da parceria Educação-Saúde
3 de julho de 2023 às 11:35
(Foto: divulgação SMED)

COM ASSESSORIAS – Pensando na chegada de dias mais frios e, com isso, o aumento dos riscos de doenças respiratórias, diretores, professores pedagogos e professores da rede municipal de Araucária passaram por uma formação na última quinta-feira (29) comandada por uma equipe da Secretaria de Saúde (SMSA). O objetivo principal do evento, realizada no Auditório da Unifacear, foi esclarecer sobre as principais doenças respiratórias comuns no período, as formas de prevenção, os sintomas e os encaminhamentos que devem ser adotados pelos pais/responsáveis, unidades educacionais e secretarias de Saúde e Educação. Ao longo do ano, outras formações, presenciais ou on-line, ocorrem por meio da parceria Educação-Saúde.

As orientações dos profissionais são importantes para prevenir casos e para que cada situação detectada seja encaminhada da melhor maneira possível. Muitas ações de prevenção a doenças respiratórias dependem de cuidados básicos na unidade educacional e em casa. A higienização frequente das mãos e ter os ambientes limpos e arejados estão entre os principais. Há sempre a recomendação aos pais/responsáveis para que as crianças não sejam levadas à unidade caso apresentem sintomas gripais, incluindo febre.

Recentemente, a parceria Educação-Saúde, pelo Programa Saúde na Escola (PSE), rendeu duas formações on-line. Em 23 de maio, foi sobre questões sobre os cuidados com a dengue. A formação seguinte, em 27 de junho, englobou doenças respiratórias, como meningite e covid-19, bem como a de estar em dia com as vacinas. Essas duas formações estão disponíveis também para a comunidade no cana do YouTube “Educação Araucária”: CLIQUE AQUI.