Campanha gratuita de vacinação em cavalos e muares já tem data para acontecer

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária está se programando para mais uma campanha de vacinação em equídeos (cavalos e muares). Por mais um ano consecutivo, Araucária é a única cidade do Paraná a oferecer as doses gratuitamente.
No ano passado, cerca de 900 animais foram vacinados pelo município sem custo algum ao produtor rural. Na campanha 2023, a Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) espera que um número similar de animais recebam a dose de reforço e a primeira dose, a qual pode ser feita em potros a partir de 3 meses de idade.
A vacina protege contra raiva, encefalomielite e tétano e será disponibilizada em 46 pontos de vacinação espalhados na área rural (41) e urbana (5) da cidade entre os dias 28 de agosto a 04 de setembro.
IMUNIZAÇÃO
A dose dessa vacina deixa os animais protegidos contra três tipos de doenças que, se contraídas em animais não imunizados, podem levar a morte.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e tem letalidade de praticamente 100% dos casos.
O tétano, assim como a raiva, é uma doença infecciosa e grave, altamente letal, que é capaz de entrar no organismo através de ferimentos ou lesões de pele.
A encefalomielite é uma doença viral que acomete equinos, atinge o sistema nervoso e é considerada de alta letalidade.
ESQUEMA VACINAL
– Campanha: 28/08 a 04/09/23.
– Os profissionais da área explicam que os animais que foram vacinados no ano passado ou que já tomaram demais doses em outros anos, devem receber o reforço anual desta vacina, ou seja, apenas uma dose. Já os que forem vacinados nesta campanha pela primeira vez, devem ser vacinados com dose de reforço após 30 dias. Neste caso, a vacina poderá ser retirada na SMAG entre os dias 02 a 06 de outubro, conforme disponibilidade.
– Quem não puder levar o animal que já foi vacinado no ano passado, poderá retirar as doses (limite de 10 doses por produtor rural) em um dos pontos da campanha. No entanto, deverá comprovar a vacinação já realizada mediante apresentação de carteirinha.
– Quem tiver mais de 10 animais e não puder ir a um dos pontos de vacinação na data disponibilizada, pode retirar as doses na SMAG nos dias 05 e 06 de setembro, desde que haja comprovação mediante cadastro do animal ou carteirinha de vacinação.
CLIQUE AQUI e acesse o calendário da campanha de vacinação em cavalos 2023.