Quatro espetáculos estão sendo produzidos por alunos dos cursos do Teatro da Praça

COM ASSESSORIAS – Todo em madeira, com quase 500 m² de tamanho e capacidade para público de 200 pessoas, o Teatro da Praça, localizado na Praça Seminário em Araucária, é usado não apenas para apresentação de espetáculos, mas também para criação deles. Atualmente estão sendo ensaiados quatro espetáculos dos cursos ministrados no local, três de teatro e um de dança.
Dentre as atrações criadas nos cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e que serão apresentadas no final do ano para o público em geral, estão:
– “A bruxinha que era boa” – teatro infanto juvenil (faixa etária de 12 a 17 anos)
– “Megera indomada” – teatro adulto (faixa etária cima de 18 anos)
– “Sonhos de boneca” – Dança Moderna com turmas baby class e iniciantes (faixa etária de 4 a 11 anos)
– “No mundo da imaginação” – teatro infantil (de 8 a 11 anos
São 150 alunos que têm aulas gratuitas no local. De segunda a quinta a sede tem aulas e sexta-feira é o único dia que o local não é usado, pois é reservado para montagens de cenário, som e luz dos espetáculos que acontecem nos finais de semana.
No final do ano, a agenda do Teatro da Praça é reservada prioritariamente para apresentação dos espetáculos dos cursos, reforçando a importância do desenvolvimento das peças e cultura local. Essas apresentações são gratuitas e a Secretaria Municipal de Educação de Araucária leva muitos alunos de diversas unidades educacionais para assistir as peças. Inclusive, o ensaio pré-estreia é aberto ao público.
Segundo os coordenadores do espaço, as aulas de teatro são divididas nas modalidades infantil, juvenil e adulto. A turma do teatro avançado trabalha o processo criativo coletivo: os artistas constroem juntos, aprendem não só a atuar, aprendem sobre cenário, iluminação, figurino, criação, produção do texto. O local possui sala de figurinos, 2 camarins e sua estrutura de luz e som comporta espetáculos de até médio porte.
O Diretor Superintendente do Teatro da Praça, Deodato Meira de Araújo, destaca que o Teatro da Praça é um teatro escola e visa aprendizagem. Deodato observa o desenvolvimento do processo de apresentação de cada um que chega no local e revela que muitos participantes chegam tímidos, melhoram a projeção de voz, oralidade e acabam sendo bem impactados em suas vidas pessoais e profissionais. “Muitas pessoas descobrem a linguagem artística aqui, são talentosas e têm muito potencial”, relata.
As matrículas dos cursos da SMCT são realizadas no começo do ano via edital publicado. Interessados em acompanhar as novidades da Prefeitura podem curtir as redes sociais oficiais para ficar por dentro das ações.