Grande Curitiba

Aprovado projeto da deputada Mabel que garante igualdade nas premiações esportivas no PR

7 de novembro de 2023 às 17:11
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (7), foi aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei n° 264/2022, de autoria da deputada estadual Mabel Canto (PSDB), que determina a igualdade do valor de premiações a homens e mulheres em competições esportivas apoiadas pelo Governo do Estado. O projeto agora segue para sanção do governador.

Segundo o texto, toda competição esportiva organizada, patrocinada e apoiada pelo Governo do Paraná deverá promover a igualdade de premiação entre os gêneros. Uma pesquisa da BBC News, mostra que a premiação para mulheres é menor em 30% das modalidades esportivas, como por exemplo, nos jogos de tênis e futebol, onde os homens ganham premiações muito superiores às das mulheres.

Mabel explica que a ideia veio do patrocinador de eventos esportivos, Mauricio Antunes, que sempre defendeu essa paridade. “É assim que nós elaboramos nossos projetos de lei, com a contribuição e ideias de quem quer ver o fim das desigualdades em nossa sociedade. O Poder Público deve ser exemplo no combate à desigualdade das premiações esportivas, garantindo igualdade entre homens e mulheres atletas”, destacou a parlamentar.