Grande Curitiba

Seis Unidades de Saúde de Araucária abrirão até as 21 horas uma vez ao mês

Objetivo é ampliar vacinação, exame preventivo e agendamento de mamografia, oportunizando o acesso para a população que trabalha em horário comercial
19 de janeiro de 2024 às 16:30
(Foto: Isaias Rocha)

COM ASSESSORIAS – A partir de fevereiro, seis unidades de saúde em Araucária adotarão um horário estendido até as 21 horas uma vez por mês, visando intensificar a vacinação e a coleta de exames preventivos. As Unidades que farão parte desta estratégia são: Santa Mônica, Shangri-lá, São Francisco de Assis (CSU), Industrial, Costeira e São José (Tupy).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa tem como principal objetivo a melhoria das taxas de cobertura vacinal, que vem caindo consideravelmente em todo o país, e o alcance das metas estabelecidas para a coleta de citopatológico, que é o exame para detecção do câncer de colo do útero.

Entre as ações desenvolvidas durante esse horário ampliado, destacam-se a oferta de todas as vacinas de rotina, bem como as vacinas das campanhas vigentes para todas as idades. Outra importante ação incluída nesse horário estendido é a solicitação de mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama. A medida visa incentivar as mulheres a realizarem exames periódicos e a manterem a saúde em dia.

Para agilizar o processo e garantir um atendimento mais eficiente, a coleta de preventivo será realizada mediante agendamento prévio. A Prefeitura de Araucária ressalta a importância da participação da comunidade nessa iniciativa, destacando que a prevenção é a chave para a promoção da saúde e o combate a diversas doenças.

Os dias e horários específicos para o atendimento especial ao longo de todo o ano de 2024 já foram definidos clique aqui.