Grande Curitiba

Araucária é contemplada com verba de amparo a ações de combate à violência contra a mulher

Parte do valor será utilizado para contratação de cursos profissionalizantes de nível básico para mulheres em situação de violência.
24 de janeiro de 2024 às 11:15
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O governo estadual confirmou recentemente que Araucária está entre as cidades contempladas para receber R$100 mil do Fundo Estadual dos Direitos das Mulheres, valor que deve ser utilizado em ações de combate à violência contra a mulher. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária (SMAS), o montante ainda não foi transferido para o fundo municipal, mas já tem um plano de ação elaborado para utilização do recurso.

As exigências para pleitear a verba incluíam ter um Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e também o Fundo Municipal da Mulher já implantado. Cidades que já possuíam serviços de acolhimento para mulheres em situação de violência (como é o caso de Araucária) devem receber uma cota maior do que os outros municípios.

O Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CRAM) irá aplicar R$ 30 mil em materiais informativos e compra de multimídias para uso no serviço o restante da verba será utilizado para contratação de empresa que oferte cursos profissionalizantes de nível básico de formação inicial para as mulheres em situação de violência que estão em acompanhamento no CRAM de Araucária. Com os cursos, devem ser atendidas no mínimo 65 mulheres, até o limite da disponibilidade financeira.

A oferta dos cursos profissionalizantes de formação inicial poderá contribuir com a busca da autonomia financeira e o fortalecimento da função protetiva das mulheres, visando a prevenção de novas situações de risco pessoal e social; influenciando diretamente no empoderamento dessas mulheres, qualidade de vida de sua família (atendendo às necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, educação e lazer).

Sobre o CRAM

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) é o serviço que oferece apoio, acolhimento e atendimento psicossocial, orientação e encaminhamentos necessários à superação da vivência de situação de violência.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 8h às 17h
Endereço: Rua Lourenço Jasiocha, 2273, Centro
Telefone: 41 3614 -1507