Idosos ganham qualidade de vida ao participar das oficinas do Centro de Convivência

COM ASSESSORIAS – Atividades de convivência e socialização, que elevam o bem-estar, saúde, o condicionamento físico e autonomia dos idosos, promovendo o fortalecimento dos vínculos com oficinas de artesanato e socioeducativas, assim como ações que estimulem o desenvolvimento intelectual e a interação com tecnologias. Esses são apenas alguns atrativos ao público que frequenta o Centro de Convivência do Idoso em Araucária. Atualmente 561 pessoas com mais de 60 anos estão cadastradas no serviço.
A participação nas atividades do Centro de Convivência requer um encaminhamento prévio dos Centros de Referência de Assistência Social de Araucária (CRAS), pois os usuários passam por uma avaliação de acordo com critérios da rede. O cronograma para este ano inclui diversas atividades, como academia, oficinas estratégicas de dança, dança sentada, artesanato, artes/pintura, bailes, ginástica, bocha adaptada, ginástica funcional, informática, jogos intelectivos, roda de gaita, roda de viola e uso de smartphone. CLIQUE AQUI para visualizar o cronograma completo com as oficinas do Centro de Convivência do Idoso – 2024.
A coordenadora do Centro de Convivência, Elisangela Tomba, destaca a importância da oficina de smartphone, que foi idealizada durante a pandemia. Nesse período, quando o isolamento social estava mais intenso, a terceira idade sentiu com mais impacto a falta de familiaridade com as novas tecnologias. A oficina foi uma maneira eficaz de incentivar o uso do celular, proporcionando aprendizado sobre funções e aplicativos, e hoje os participantes conseguem manusear melhor essas tecnologias e se aproximar mais de familiares.
Nas modalidades esportivas ofertadas nas oficinas, são utilizados recursos como cadeiras (para facilitar o exercício, especialmente para aqueles que podem cansar mais facilmente), arcos, bastões, bolas de borracha, bexigas, estepes, halteres e bola suíça. Algumas atividades são adaptadas, como a bocha ou a dança sentada, para incluir pessoas com deficiência ou dificuldades físicas. O foco é fortalecer a musculatura para que os idosos possam realizar suas atividades diárias sem prejuízos.
As oficinas de artesanato e jogos intelectivos já viraram tradição, iniciadas há 30 anos, quando o Centro de Convivência Dr. Ulisses Guimarães foi criado. Elas fazem sucesso, oferecendo a oportunidade de aprender e praticar bordados, crochê, tricô e uma variedade de passatempos, como dominó, jogo de cartas, de memória e de tabuleiros, proporcionando um estímulo constante à memória e ao raciocínio.
Além das oficinas estratégicas, que servem como chamariz para outras atividades, há também as oficinas socioeducativas, que abordam temas relevantes para os idosos, como direitos e garantias desse público.