Grande Curitiba

Projeto Empreender capacita pessoas acompanhadas pelos CRAS

Iniciativa aborda temas como educação financeira, empreendedorismo em economia circular e os fundamentos para se tornar um microempreendedor individual (MEI)
1 de março de 2024 às 11:22
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Visando apoiar pessoas que desejam iniciar seus próprios negócios, mas não sabem por onde começar, Araucária lançou o Projeto Empreender. O programa de 57 horas oferece formação abrangente, abordando temas como educação financeira, empreendedorismo em economia circular e os fundamentos para se tornar um microempreendedor individual (MEI).

As aulas acontecem no Centro de Referência em Capacitação (CRC), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Os participantes foram encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O curso atualmente está ocorrendo no período da manhã ou da tarde.

O Projeto Empreender oferece aos participantes uma variedade de conteúdos relevantes:

– Histórico do Empreendedorismo: Compreensão das origens e evolução do empreendedorismo;
– Como Abrir um MEI: Orientações práticas para formalizar um negócio como microempreendedor individual;
– Direitos e Deveres do MEI: Conhecimento sobre obrigações e benefícios dessa categoria empresarial;
– Gestão de Tempo: Ferramentas para otimizar o uso do tempo no contexto dos negócios;
– Portal do Espaço do Empreendedor: Exploração das ferramentas disponíveis para a categoria;
– Sistema de Vendas Disney: Estratégias para aprimorar a experiência do cliente;
– A Borboleta da Economia Circular: Abordagem sobre sustentabilidade e reutilização de recursos;
– Gestão Financeira, Custos e Lucros: Fundamentos essenciais para administrar um negócio;
– Aulas Práticas e Proposta Final: Desenvolvimento de um plano de negócios e divulgação do trabalho dos alunos.

Os alunos também tem algumas aulas de informática para fazer materiais publicitários e cartões de visita, assim como aprendem a vender seus produtos nas redes sociais, reforçando a importância do uso da tecnologia a seu próprio favor.

“O Projeto Empreender é voltado para aqueles que querem ter um negócio próprio. Consideramos que além de aspectos de perfil também existe as questões de desemprego que podem despertar o interesse em empreender. E no curso destacamos os fundamentos da economia circular, onde menos é mais, então mesmo com pouco, pode se ir longe”, avalia a instrutora Katia Raquel da Cruz.

Buscando esse caminhar para o futuro, as irmãs Cauane e Carina Gonçalves de Souza, decidiram investir nessa jornada de qualificação. “Estamos gostando bastante das aulas. Muitas pessoas pensam que empreender é fácil, porém estamos percebendo que é necessário bastante planejamento para fazer um plano de negócios consistente e bem-sucedido”, destaca Cauane.

Amparo

O projeto voltado para pessoas entre 18 e 49 anos também recebe apoio do Espaço do Empreendedor de Araucária, outro serviço indispensável de amparo à quem quer empreender. O Espaço do Empreendedor deve ministrar palestras sobre direitos e deveres dos MEIs nas turmas em andamento.